luccas carlos-400x

Por Fabian Chacur

O rap e o r&b são estilos irmãos de sangue. De sangue bom! Só que, em termos de mídia no Brasil, esses dois gêneros musicais nem sempre estão juntos, o que nos EUA, por exemplo, é algo bastante comum. Por isso, é de se louvar um trabalho como o do rapper, cantor e compositor carioca Luccas Carlos, que mistura os dois com desenvoltura total e muita consistência. Ele acaba de lançar o EP Um pela via digital, em parceria com a Universal Music e disponível nos principais canais digitais.

Luccas tem 23 anos de idade e começou a cantar aos sete anos de idade. Ele é fã de Chris Brown, 2Pac, The Weeknd, Kanye West, R. Kelly e Usher, influências presentes em sua música. “Fazia muitos refrãos nas minhas músicas, umas coisas mais melódicas; no começo, não curtia o resultado, mas fui pegando o jeito, e até mudei o meu jeito de escrever”, explica o artista, em entrevista via fone concedida a Mondo Pop.

Em 2015, com um mixtape no currículo, ele entrou no coletivo Pirâmide Perdida, que reúne vários artistas e funciona também como selo independente. “A Pirâmide não é uma banda propriamente dita, mas a gente faz muitas coisas juntos, tipo shows, andar juntos por aí etc; cada um lança os seus trabalhos solo, e eventualmente participamos dos trabalhos uns dos outros”, explica.

O EP já estava pronto quando surgiu a parceria com a Universal Music. “O Um marca o começo da minha relação com a Universal Music; já estava tudo pronto, gravamos e produzimos com nossos próprios recursos, no estúdio Companhia dos Técnicos (n. da r.: antigo estúdio da gravadora BMG). Eles se incumbem da distribuição e da divulgação, e por enquanto, o lançamento só será pela via digital”.

Como boa parte dos trabalhos de hip hop e r&b no Brasil costumam sair pela via independente, Luccas tem consciência de que terão de superar algumas dificuldades em relação à cena rapper brasileira. “Há muito preconceito contra parcerias com gravadoras grandes nesse meio. Mas faço o meu trabalho para todo o mundo ouvir, sem restrições e sem fugir do que eu gosto, sem me segmentar, e uma parceria como essa pode nos ajudar a ampliar nossos horizontes”.

Um possui sete faixas autorais. O Que Quiser Fazer conta com a participação especial do rapper BK, enquanto Felp22 e Sain marcam presença em Ford. As letras investem em romantismo, relações amorosas e sensualidade, e também passam por questões sociais. O destaque fica pela ótima voz de Luccas, bastante bem colocada e de uma modernidade não muito comum na produção atual do gênero por aqui.

Em seus planos, o artista carioca pretende lançar um álbum completo em um futuro não muito distante, além de divulgar Um na mídia e com shows, nos quais é acompanhado por um DJ. Os clipes e lyric vídeos que divulgam o seu lançamento estão obtendo um excelente número de views, tipo quase três milhões para o clipe de O Que Quiser Fazer, no Youtube, por exemplo, provas de que o trabalho está indo no caminho certo. “Isso é só o começo”, finaliza.

O Que Quiser Fazer– Luccas Carlos e BK: