victor biglione trio - creditos claudio miranda-400x

Por Fabian Chacur

O formato trio é um dos mais desafiadores para os músicos de jazz, blues, rock etc. Nele, os músicos ficam mais expostos, e precisam mostrar muito jogo de cintura para conseguir dar conta da demanda. Isso, no entanto, é sopa para o Victor Biglione Trio, liderado pelo cantor e guitarrista Victor Biglione, um dos grandes nomes do instrumento por aqui. Ele e seus parceiros tocam no Rio de Janeiro nesta sexta (29) às 19h no Centro Cultural dos Correios (rua Visconde de Itaboraí, nº 20- Candelária-RJ- fone 0xx21-2253-1580), com ingressos a R$ 15,00 (meia) e R$ 30,00 (inteira).

Nascido na Argentina e radicado há muito no Brasil, onde se naturalizou, Victor possui um currículo invejável, como os leitores de Mondo Pop tiveram a oportunidade de conferir quando da resenha de seu mais recente álbum, o excelente Classic Rocks From Brazil (leia aqui).

Ao lado desta fera da guitarra, temos dois músicos à altura do desafio de acompanhá-lo. O baixista Jorge Pescara é também diretor musical, professor e autor de livros e uma videoaula didática sobre o instrumento, além de ter tocado e gravado com nomes como Ithamara Koorax, Eumir Deodato e Ney Matogrosso, entre outros. Ele lançou recentemente seu 3º álbum solo, o ótimo Grooves In The Eden, nos formatos CD e digital.

Autodidata, o baterista e percussionista Fábio Cezanne tem 25 anos de estrada, com atuação em diversos grupos. Além de tocar com Biglione desde 2017, ele também participa como percussionista dos corais Popcoro e de Nova Iguaçu, e do grupo progressivo Knight Prog, este último ao lado de Jorge Pescara.

No repertório do show desta sexta (29), teremos quatro clássicos de Jimi Hendrix- Little Wing, Voodoo Child, Foxy Lady e Red House e também maravilhas do naipe de Take Five (Paul Desmond, hit máximo do grupo de Dave Brubeck), Status (Billy Cobham) e Soul Sacrifice (Santana).

Voodoo Child (live)- Victor Biglione Trio: