elza soares e flavio renegado single

Por Fabian Chacur

Aos 90 anos de idade, completados no último dia 23 de junho, Elza Soares se mostra mais ativa do que nunca. Após a ótima repercussão por parte de público e crítica de seu álbum mais recente, Planeta Fome (2019), essa verdadeira diva da música brasileira vêm lançando novos singles. Este ano, tivemos Juízo Final (Elcio Soares e Nelson Cavaquinho) e Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), belas releituras de clássicos da nossa música. Agora, é a vez de uma canção inédita.

Tratas-se de Negão Negra, composta pelo hitmaker Gabriel Moura em parceria com o incrível rapper mineiro Flávio Renegado. E coube ao segundo a honra de gravar a canção em parceria com Elza:

“Essa música é um presente do início ao fim. Tanto por compor ao lado desse gigante chamado Gabriel Moura quanto pelo prazer indescritível de fazer um dueto com a Voz do Milênio. Elza é a síntese de tudo pelo o que luto e acredito; uma mulher preta que sempre lutou e nunca se deixou calar e conseguiu chegar lá. Essa música é o meu hino, uma prece, uma conexão direta com meus irmãos e os nossos ancestrais”, comentou Renegado.

O clipe, dirigido por Pablo Gomide, mescla registros das gravações da música com cenas que ilustram o tema anti-racista da canção, tornando-a um forte libelo positivo e de quebra de paradigmas negativos.

“Estamos atravessando um momento chato, mas lutamos contra esse horror do preconceito racial. Para isso canto uma música que fala lindo de nossa Mãe África, uma mamãe preta. O Flávio Renegado é bom demais e pedimos atenção à letra da música: uma letra que deixo ‘modernona’ ao meu jeito”, diz Elza.

Veja o clipe de Negão Negra, com Elza Soares e Flávio Renegado: