Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Burnier & Cartier lançam raro álbum gravado na Austrália

burnier e cartier australian tour-400x

Por Fabian Chacur

Os cariocas Octávio Bonfá Burnier e Cláudio Cartier se conheceram no final dos anos 1960, e na década seguinte lançaram dois álbuns de estúdio, um em 1974 pela RCA e o outro em 1976 pela EMI-Odeon, ambos autointitulados. Em 1977, fizeram uma turnê pela Austrália que rendeu um disco ao vivo, lançado como Brazilian Connection (Pie Records) na terra dos cangurus e como Brazilian Parrots (First American Records) nos EUA. Agora, chega às plataformas digitais via FSB Records e Nikita Music Digital um registro desses shows históricos.

O repertório de Australian Tour inclui a música mais conhecida da dupla em relação ao grande público brasileiro, Ficaram Nus, que ficou em 3º lugar no Festival Abertura da TV Globo em 1975, e também Barranco, Pedra Pintada, Lembrando Ed Kleger e Lenda das Amazonas.

O álbum traz as participações do The Don Burrows Quintet, liderado pelo clarinetista, saxofonista e flautista Don Burrows, do guitarrista George Gola e do The Sidney String Quartet. Burrows e Gola fizeram shows e gravaram com o célebre tio de Burnier, o saudoso violonista e compositor Luiz Bonfá (1922-2001). O show teve como local o histórico The Sydney Opera House, situado na cidade australiano de Sidney.

Após o fim da dupla, que efetivamente durou de 1974 a 1978, seus integrantes seguiram adiante na música. Burnier, que hoje usa o nome artístico Tavynho Bonfá, ficou conhecido por ser autor, ao lado de Mariozinho Rocha, de Clarear, um dos primeiros sucessos do Roupa Nova, e lançou alguns trabalhos solo.

Cartier infelizmente nos deixou no último dia 17 de outubro, poucos dias após ter completado 70 anos de idade. Seu grande cartão de apresentações pós-dupla é ser um dos autores da bela canção Saigon, grande sucesso nas vozes de Beth Carvalho, Emílio Santiago e Leny Andrade.

O som de Burnier & Cartier tinha muito bem digeridas influências do Clube da Esquina de Milton Nascimento, com direito a belas vocalizações e canções consistentes. Seus dois discos de estúdio são muito recomendáveis e mereciam ter tido uma repercussão muito maior do que tiveram.

Ficaram Nus (ao vivo)- Burnier & Cartier:

2 Comments

  1. Parabéns Fabian Chacur!
    Ficamos todos na BFS muito felizes por sua matéria. Tavynho Bonfa é nosso CEO-1 e o cuidamos aqui no Brasil, pois é um artista muito reverenciado no mundo. Foi e è o responsável por muitas criações e formação de criadores na música e constantemente alvo da política cultural. Isto se dá pelo parentesco com dois tios muito famosos e temidos. Esquecem-se que estão diante de outro grande criador de música…
    Burnier e Cartier foi uma de suas idealizações e a reverenciamos como um marco.
    Muito obrigado e sucesso.
    Nelson Silo – CEO-2 BFS digital records.
    http://bit.ly/gravadoraBFS

  2. Fabian Chacur

    January 22, 2021 at 3:56 pm

    Caro Nelson:
    Muito obrigado pela visita a Mondo Pop e por suas palavras positivas. Aqui, a política é dar espaço a quem merece, independente de qualquer coisa. Contanto, é óbvio, de que se trate de trabalho com qualidade artística. Grande abraço, tudo de bom e conte com o nosso apoio para seus futuros lançamentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑