Inmigrantes_4_America_Creditos_ Nora Lezano

Por Fabian Chacur

Cada dia, fica mais claro o quanto perdemos ao não pesquisarmos mais sobre o rock feito nos países latinos. Um bom exemplo da alta qualidade de alguns desses trabalhos é o duo argentino Inmigrantes. Na ativa desde 2004, os irmãos Pablo (piano acústico) e Carlos (vocal) nos oferecem um trabalho bastante consistente que agora gera um novo álbum, America, que será disponibilizado na íntegra nesta sexta (29) nas plataformas digitais, pelo selo americano One Little blue Record e distribuído pela Ingrooves Brasil.

A discografia do Inmigrantes, que se apresentou ao vivo no sul do Brasil em 2015, 2016 e 2018, inclui o álbum Turistas En El Paraiso (2007) e os EPs Surplus (2013) e Máquinas de Amor (2017). As gravações do material contido em America ocorreram em outubro de 2018 e fevereiro de 2020 em Los Angeles, com produção a cargo de Ettoré Grenci, que também se incumbiu dos teclados.

Das oito faixas do novo trabalho, cinco foram sendo lançadas como singles durante 2020. São elas Cenit (veja o clipe aqui), Propaganda, Céu de Luisa, La Melodia de Nelson e Halloween (veja o clipe aqui). Completam o set list do álbum as inéditas America, Nube Negra e Diabla.

Em press release enviado à imprensa, os irmãos Silberberg explicam o conceito em torno do álbum:”America é o sonho que se renova a cada repetição, um sonho que vive na memória. Suas canções surgiram em viagens, viajando por países, paisagens, são aventuras que retratam o belo e o misterioso, invocando o passado e um futuro que ainda não chegou. Em America estão as respostas para muitas de nossas perguntas.”

A sonoridade do Inmigrantes tem fortes influências da releitura da psicodelia sessentista feita durante a década de 1980, com direito a vocais etéreos e bem concatenados, belas melodias e variações rítmicas indo das baladas aos rocks mais energéticos. Outra influência detectável é o conterrâneo Fito Paez.

Céu da Luisa (clipe)- Inmigrantes: