leandro bertolo capa cd 400x

Por Fabian Chacur

Há uns 20 anos, mais ou menos, começou um papo furado sobre uma tal de “morte da canção”. Não haveriam novos autores capazes de dar prosseguimento a um dos formatos mais bacanas do universo musical, diziam. Com todo o respeito, mais uma tolice jogada ao vento com ares de erudição. Mais uma prova de que esse absurdo não faz o menor sentido é A Flor do Som, 2º álbum (disponível em CD e nas plataformas digitais) do cantor, compositor e músico gaúcho Leandro Bertolo, um verdadeiro craque nessa praia sonora.

Na estrada desde os anos 1980, Bertolo aprendeu o caminho das pedras musical tocando em bares de Porto Alegre e participando de grupos como Conexão e Estação Hits. Também marcou presença no Projeto Coisas do Brasil, cujo objetivo era homenagear os grandes compositores da nossa música. Nesse processo, fez amizade e criou laços com vários músicos de qualidade, além de ao mesmo tempo fazer um treinamento intensivo de como compor, por tabela.

Sua estreia no mundo discográfico ocorreu em 2016 com o álbum Clareza, que lhe rendeu quatro indicações para o Prêmio Açorianos de Música em 2017, incluindo o de disco do ano. A Flor do Som dá continuidade a essa estreia promissora, e impressiona logo de cara pelo texto de apresentação incluído em seu encarte, assinado por ninguém menos que Arnaldo DeSouteiro, consagrado jornalista, crítico musical, diretor de shows, roteirista e membro votante do Grammy-Naras. Tipo do aval que não é dado a torto e a direito.

Com um repertório de onze composições próprias, sendo três delas em parceria com a esposa, Bianca Marini, e uma escrita com Gustavo Filho, Leandro mergulha de cabeça em um universo sonoro que nos remete às obras de Djavan, João Bosco e Gonzaguinha, só para citar algumas influências mais explícitas, com direito a jazz pop, sambossa, baladas com tempero latino, afoxé e outras levadas.

Se essa origem de sua musicalidade salta aos ouvidos, que fique claro: não estamos aqui diante de um mero diluidor. O artista gaúcho soube se valer desses parâmetros para dar vasão às suas próprias ideias, falando com desenvoltura sobre amor, metalinguagem musical, sonhos e temas sociais. Tudo embalado por uma voz muito bem treinada nos bares da vida, que ajuda a dar o toque final a um produto da melhor qualidade.

Em outros tempos, especialmente na década de 1970 e início dos 1980, Leandro Bertolo teria tudo para se tornar um artista de sucesso em termos de execução em rádios e mesmo em termos de ser procurado por outros intérpretes para reler essas composições inspiradas. A Flor do Som, por exemplo, envolve com sua levada jazzy e os paralelos entre a beleza musical e a de um amor que dá certo.

O lado latino aflora em Armadilha, Náufragos de Amar e Te Espero Na Canção, com uma sensualidade bem concatenada. Luz do Amor, com seu ritmo sutilmente funkeado, traz um dueto bacana entre Leandro e a parceira Bianca, enquanto o samba-choro Darcy Alves reverencia um saudoso mestre e inspirador de seu trabalho como músico e também por sua atitude como ser humano.

O lado mais rítmico e ligado à tradição brasileira no setor de sua criação surge em Momentos Felizes, espécie de sambossa solar, Rotas do Sonhar, um afoxé à moda do autor gaúcho, e At’ki, esta puxando mais para o frevo. Belo arranjo de cordas torna ainda mais atraente a bela balada Adormecido Coração

Difícil ouvir a poderosa Canto Forte e não pensar em Gonzaguinha, pois sua letra com forte apelo social e a levada de sambão puro remetem ao trabalho do saudoso cantor, compositor e musico carioca que nos deixou há 30 anos. Muita sensibilidade e talento em um brado pela liberdade e valorização do nosso povo, tão sofrido e cada vez mais judiado por nossa mesquinha elite econômica, com requintes de crueldade.

Ouvir A Flor do Som é ganhar um salvo conduto para sair por preciosos minutos dessa realidade violenta, surreal e maluca de 2021 e viajar por um momento de sonho em que o lirismo, o respeito e o amor é quem comandam todo o resto. Um bálsamo para nossas almas tão torturadas. A canção acabou? Até parece!

A Flor do Som (clipe)- Leandro Bertolo: