jaeder menossi capa cd-400x

Por Fabian Chacur

Jaeder Menossi tem uma trajetória de três décadas no mundo do heavy rock brasileiro. Ele é guitarrista da banda Javali (antes conhecida como Pop Javali- leia mais sobre a mesma aqui), com o qual lançou discos elogiados e fez shows no Brasil e no exterior. Agora, chega a hora de um novo e ambicioso projeto que dá nome a um álbum lançado em CD e digitalmente, Jaeder Menossi Interestellar Experience. Nele, o músico e compositor esbanja fôlego e criatividade.

Responsável pelas composições, guitarras e arranjos, Menossi optou por escalar uma banda fixa para auxiliá-lo na tarefa de registrar esse trabalho. Na bateria, temos outro integrante da Javali, o baterista Loks Rasmussen. O baixista, que também produziu, gravou, mixou (com Menossi) e masterizou o CD, é Rodrigo Barros, também responsável por teclados e bateria em algumas faixas. Jere Nery se incumbiu dos vocais.

As 12 faixas, sendo 7 instrumentais e 5 com letras e o lead vocal de Jere Nery, seguem uma sequência típica de um trabalho conceitual, contando a história de uma hipotética viagem de 90 dias até Netuno que ocorre paralelamente a um mergulho em questões internas e existenciais do protagonista. O encadeamento é feito de forma impecável, com alternância de sons que remetem a hard rock, heavy metal e rock progressivo, criando climas e texturas sonoras que equivalem a uma verdadeira trilha sonora para essa viagem interestelar e mental.

Embora não deixe de exibir sua impressionante técnica como guitarrista, mergulhando em timbres e efeitos especiais, Jaeder dá o protagonismo às suas composições, no que é seguido pela competência absoluta dos músicos que estão a seu lado. A qualidade técnica da gravação é de padrão internacional, mais uma prova de que não é necessário ir ao exterior para tirar um som impactante nesse quesito. E a arte de João Duarte na capa e encarte do CD dá o toque visual perfeito para embalar essa sonoridade toda.

Alguns momentos merecem destaque, como Starshade Pt II, Saturn Rings, Landing At Mars e Regretless, esta última o momento mais progressivo do trabalho e faixa escolhida para finalizar o álbum. Mas o correto é ouvir o trabalho na sua íntegra, a forma mais adequada para se embarcar nessa viagem roqueira repleta de criatividade, intensidade e personalidade musical.

Starshade Pt.2 (clipe)- Jaeder Menossi Interestellar Experience: