bruno madeira

Por Fabian Chacur

A tradição do Brasil em termos de violão é impressionante e inesgotável. Pátria de grandes nomes do instrumento como Turíbio dos Santos, Baden Powell e Dilermando Reis, só para citar alguns deles, continuamos revelando nomes capazes de dar continuidade a esse belo legado. Um desses nomes é o do solista, professor e pesquisador catarinense Bruno Madeira, cujo nome já ultrapassa as nossas fronteiras. Ele atualmente prepara um álbum que sairá em breve, com obras de compositores latino-americanos como Leo Brower, Carlos Rafael Rivera, Maria Ignez Cruz Mello e Manuel Ponce.

Bruno saiu de sua terra natal aos 17 anos para estudar música na Universidade Estadual de Campinas (SP), onde mergulhou no tema e fez bacharelado, mestrado e doutorado. Com esse conhecimento formal, partiu para a prática participando de mostras, seminários, festivais, salas e séries de concertos pelo Brasil e o mundo. Ele marcou presença no Espaço Cultural BNDES (RJ), Centro Cultural São Paulo (SP), Casa Thomas Jefferson (Brasília) e em países como Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia.

O músico vive atualmente em São José dos Campos (SP) e é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ele foi premiado em vários concursos de música, entre eles o Baltic Guitar Festival (Lituânia, 1º lugar) e o 3º prêmio no Talinn Guitar Festival (Estônia), interpretando peças de Bach e Villa-Lobos. Ele fala sobre essas premiações bacanas:

“Estou muito feliz por ter recebido esses prêmios! É muito bom saber que a música que faço foi ouvida por bastante gente e que teve essa repercussão positiva. “Esse reconhecimento internacional também acaba abrindo portas para futuros concertos e oportunidades, assim que a pandemia passar”.

Veja uma apresentação solo de Bruno Madeira: