fritz mcIntyre

Por Fabian Chacur

Sempre que o nome Simply Red vem à tona, normalmente todos se lembram imediatamente de seu vocalista, o carismático Mick Hucknall. Nada errado em relação a isso. No entanto, a banda não teria atingido o status de fama e qualidade artística se não tivesse outros integrantes talentosos. Um deles, o tecladista e compositor Fritz McIntyre, infelizmente nos deixou nesta terça-feira (24). A notícia foi divulgada no site oficial do grupo britânico, lamentando a perda. Ele iria completar 63 anos no próximo dia 2 de setembro.

McIntyre fez parte da formação original do Simply Red, e se manteve no time nos seus álbuns mais bem-sucedidos em termos comerciais e artísticos, os ótimos Picture Book (1985), Men And Women (1987), A New Flame (1989), Stars (1991) e Life (1995), além do EP gravado ao vivo The Montreux EP (1992).

Além de excelente tecladista com nítidas influências de soul, jazz, funk e disco e também bom vocalista de apoio, McIntyre foi coautor de pelo menos sete canções gravadas pela banda, entre elas Come To My Aid, Picture Book, Something Got Me Started e Thrill Me.

Tive a honra de entrevistar McIntyre em duas ocasiões, ambas em São Paulo. A primeira foi em janeiro de 1988, durante a 1ª edição do festival Hollywood Rock. Tenho fotos com ele e seus colegas de banda feitas pelo querido Edinho, irmão do não menos querido jornalista Celso Lopes. Quando o grupo voltou ao Brasil, em janeiro de 1993, mais uma vez para tocar em um Hollywood Rock, pude conversar um pouco mais com ele, e foi muito legal.

Perguntei à ele porque só tinham gravado um EP, e não um álbum completo ao vivo, e ele me disse que era por receio de não registrar um show tão legal, de dar tremedeira e sair ruim (ele me fez aquele gesto de mãos tremendo para exemplificar). Quando mostrei a ele as fotos de 1988, ele se encantou e me pediu uma na qual ele aparecia, o que fiz com todo o prazer. Uma simpatia!

Fritz saiu da banda após o lançamento do álbum Life (1995). Em entrevista que fiz com Mick Hucknall uns dois anos depois, o cantor me disse que ele saiu porque desejava incluir mais canções de sua autoria, embora não trouxesse material que satisfizesse Hucknall (Life só traz composições de Hucknall).

Após sair do Simply Red, Fritz lançou dois álbuns solo, sendo um deles de música gospel. Ele morou durante um tempo no Canadá, na cidade de Ontario, e depois foi para os EUA, sendo o diretor musical de uma igreja na Flórida. A música pop saiu de sua vida, mas sua passagem pela mesma ficou para a história.

Something Got Me Started (clipe)- Simply Red: