MEU CARO CHICO capa 400x

Por Fabian Chacur

Durante o processo de pesquisa para a realização de Revela-te Chico- Uma Fotobiografia (2018), seu autor, Augusto Lins Soares, encontrou depoimentos e textos diversos sobre Chico Buarque, todos muito interessantes. Surgia ali a semente para Meu Caro Chico-Depoimentos (256 páginas, preço médio R$65), não por acaso lançado agora pela mesma Editora Francisco Alves responsável pela comercialização do 1º livro do autor de Construção, A Banda- Manuscritos de Chico Buarque de Hollanda (1966).

Esta nova publicação equivale a uma espécie de perfil de Chico Buarque criado a partir da visão de 60 pessoas diferentes, entre músicos, intelectuais, jornalistas, cineastas, escritores, amigos etc. Temos textos que abrangem desde o ano de 1966 até os dias de hoje, sendo alguns produzidos especialmente para o livro do arquiteto, diretor de arte e autor de fotobiografias pernambucano.

O elenco não poderia ser mais variado, e inclui desde o pai do artista, o intelectual Sérgio Buarque de Hollanda, até o funkeiro Rafael Mike, que participou da faixa Caravanas, gravada pelo astro em 2017. Entre outros, temos aqui textos de Caetano Veloso, José Saramago, Vinícius de Moraes, Cacá Diegues, Clarice Lispector, Bruna Lombardi, Tom Jobim, Clara Nunes, Carlos Drummond de Andrade, Glauber Rocha, Maria Rita Kehl e Bob Wolfenson.

Os textos vão desde curtos depoimentos sobre Chico até descrições de experiências pessoais com ele, análises um pouco mais extensas de trabalhos específicos (álbuns, canções etc) e pequenas revelações sobre suas características pessoais. Drummond, por exemplo, faz uma crônica sobre A Banda no momento em que a canção se tornava mania nacional em 1966. O fotógrafo Bob Wolfenson, por sua vez, conta como conseguiu fazer uma foto do cantor com o peito à mostra. E por aí vai.

Lógico que alguns dos textos são mais significativos do que outros, mas até isso nos proporciona um retrato bastante interessante do artista, no sentido que vermos o que ele despertou em cada uma dessas 60 pessoas tão diferentes entre si, mas todas admiradoras deste grande cantor, compositor, músico e escritor brasileiro. Mesmo quem já leu tudo o que há de disponível sobre Chico Buarque (e não é pouca coisa) certamente encontrará saborosas novidades neste ótimo Meu Caro Amigo-Depoimentos.

Meu Caro Amigo (ao vivo na TV)- Chico Buarque: