ronnie wilson

Por Fabian Chacur

Das grandes bandas funk que estouraram na segunda metade dos anos 1970, uma das mais quentes sem sombra de dúvidas foi a The Gap Band. Com seu som dançante turbinado, pontuado por baladas aqui e ali, os irmãos norte-americanos Charlie, Robert e Ronnie Wilson conquistaram incontáveis fãs dentro e fora do universo da black music. Robert nos deixou em 2010, aos 53 anos. Agora, infelizmente chegou a vez de Ronnie, aos 73 anos, que não conseguiu se recuperar de um derrame que sofreu há uma semana.

A Gap Band teve início efetivamente em 1974, quando Charlie (vocalista principal e músico), Robert (baixista) e Ronnie (teclados, bateria, percussão e sopros) atuaram como banda de apoio do lendário cantor, compositor e músico Leon Russell em shows e também em seu álbum Stop All That Jazz (1974). O grupo gravou alguns álbuns que passaram batido nesse período. Em 1978, o produtor Lonnie Simmons os contratou e, em seguida, conseguiram um contrato com a Mercury Records (cujo acervo hoje pertence à Universal Music).

A sorte virou para os irmãos Wilson em 1979, quando emplacaram os hits I’m in Love e Shake. Pouco depois, a coisa ficaria ainda melhor com o álbum The Gap Band II, com dois hits sensacionais: a compassada I Don’t Believe You Want To Get Up And Dance (Oops!) e a levemente latina Steppin’ (Out). Charlie virou o vocalista líder e sexy, Robert o baixista carismático e Ronnie o tecladista certeiro.

Até 1984, o grupo frequentou as paradas de r&b e também as de música pop com muita frequência, especialmente com suas faixas mais dançantes. Burn Rubber On Me (Why You Wanna Hurt Me), com sua batida forte e seca de bateria e seus riffs roqueiros, criou um padrão muito bem explorado pelo trio, que emplacou, na mesma linha mas sem soarem como cópias baratas, as sensacionais Early In The Morning, You Dropped a Bomb On Me e Party Train, só para citar algumas delas.

Charlie era a figura de proa da banda como cantor e compositor, mas Ronnie também mostrou seu talento como coautor de músicas como a romântica Yearning For Your LoveOpen Up Your Mind (Wide), Party Train, Steppin’ (Out) e I Don’t Believe You Want To Get Up And Dance (Oops!).

O sucesso da Gap Band diminuiria até o fim dos anos 1980, mantendo-se melhor no Reino Unido, onde emplacaria em 1987 o hit Big Fun. Após o lançamento do álbum Round Trip, em 1989, Ronnie saiu do grupo para se dedicar à música religiosa. O grupo ainda lançaria mais alguns álbuns, mas nunca voltou ao mesmo patamar que já havia alcançado antes.

As músicas da Gap Band foram sampleadas e geraram hits para inúmeros outros artistas, entre os quais Ashanti, Blackstreet, Mary J. Blige, Ice Cube e Snoop Dogg, e seu som vibrante influenciou diversos outros artistas e estilos, entre os quais o New Jack Swing do final dos anos 1980/início dos anos 1990.

Early In The Morning (clipe)- The Gap Band: