elis regina capa album 400x

Por Fabian Chacur

Elis Regina nos deixou muito cedo, em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, mas seu legado artístico sobrevive com a mesma relevância dos anos 1960 e 1970. A voz incrível da Pimentinha está presente em Elis- Essa Saudade…, coletânea que a Warner Music Brasil está lançando nas plataformas digitais e também em CD. Com seleção feita pelos jornalistas Danilo Casaletti e Renato Vieira, temos aqui 16 faixas lançadas pela artista quando ela integrou o elenco da Warner, entre 1979 e 1980. O legal é que o repertório oferece algumas raridades bem bacanas.

Pequeno Exilado, por exemplo, marca um dueto de Elis com o grande cantor, compositor e músico gaúcho Raul Ellwanger, lançado há 41 anos em um LP do artista e desde então fora de catálogo. A interpretação deles emociona, pois tem como pano de fundo a ditadura militar e também alguns lugares icônicos de Porto Alegre, cidade natal dos dois. O curioso é que a faixa foi gravada no mesmo dia que a versão original (e menos conhecida) de Alô Alô Marciano, lançada em um compacto simples e apenas agora disponível nas plataformas digitais.

No Céu da Vibração (de Gilberto Gil) e Velho Arvoredo são outras raridades contidas nesta compilação, que também traz versões ao vivo de sucessos marcantes como Madalena, Corsário, Upa Neguinho e Águas de Março e as gravações de estúdio de clássicos como Bolero de Satã (dueto com Cauby Peixoto) e O Bêbado e a Equilibrista e Me Deixas Louca, esta última a sua derradeira gravação, incluída em 1981 na trilha da novela global Brilhante.

Eis as faixas de Elis – Essa Saudade

1) O Bêbado e a Equilibrista
2) Cai Dentro
3) Águas de Março (Ao Vivo)
4) Essa Mulher
5) Bolero de Satã (Com Cauby Peixoto)
6) Upa Neguinho (Ao Vivo)
7) Altos e Baixos
8) As Aparências Enganam
9) Madalena (Ao Vivo)
10) Pequeno Exilado (com Raul Ellwanger)
11) Alô Alô Marciano (versão de compacto inédita nas plataformas digitais)
12) No Céu da Vibração
13) Corsário (Ao Vivo)
14) Velho Arvoredo
15) Me Deixas Louca
16) Aos Nossos Filhos

Pequeno Exilado– Elis Regina e Raul Wellwanger: