john coltrane 400x

Por Fabian Chacur

My Favorite Things (1961), um dos álbuns mais populares e elogiados da carreira do saudoso mestre do jazz John Coltrane (1926-1967), está sendo relançado de forma caprichada. A nova edição, intitulada 60th Anniversary Edition, já está disponível em CD duplo e também nas plataformas digitais com versões remasterizadas das gravações feitas em estéreo e mono, sendo que esta última foi recuperada há pouco, depois de ser tida como perdida há décadas.

Este álbum foi o primeiro no qual Coltrane investiu não só no seu habitual sax tenor, mas também no sax soprano. Gravado em outubro de 1960, trouxe a primeira formação do seu quarteto, que incluía, além dele, McCoy Tyner (piano), Steve Davis (baixo) e Elvin Jones (bateria). O lançamento ocorreu em março de 1961, e uma versão editada da faixa-título teve boa execução em rádios. A canção faz parte do célebre musical The Sound of Music.

Um ano após o lançamento deste álbum icônico, o músico o definiu, em entrevista para a revista Jazz Hot e recuperada pela gravadora responsável por esta reedição, a Warner (com seu selo Rhino):

My Favorite Things faz parte das minhas gravações preferidas. Acho que eu não gostaria de fazer nada diferente, apesar de que todas as outras gravações que fiz poderiam ter sido melhores em alguns detalhes. Isso é fantástico. Quando você toca devagar, fica com um aspecto meio gospel, que não soa nada desagradável, e quando toca rápido, outras qualidades inegáveis aparecem. É muito interessante descobrir um terreno que se renova de acordo com o impulso que você dá, e é por isso que nem sempre nós tocamos essa música no mesmo andamento.”

Eis as faixas de My Favorite Things- 60TH Anniversary Deluxe Edition:

CD 1: Álbum remasterizado em mono
CD 2: Álbum remasterizado em estéreo

1. My Favorite Things
2. Every Time We Say Goodbye
3. Summertime
4. But Not For Me

Ouça My Favorite Things, de John Coltrane, em streaming: