barbatuques lenine single-400x

Por Fabian Chacur

Na ativa desde 1995, o grupo Barbatuques sofreu um forte baque em fevereiro de 2021, quando o seu criador e líder, Fernando Barba, nos deixou prematuramente. Apesar da imensa perda, o time resolveu seguir adiante, até mesmo como forma de levar adiante sua original proposta de percussão corporal e vocais extremamente bem articulados. Eles acabam de lançar um novo single, Entre Amigos, homenagem ao seu eterno líder, com participação mais do que especial de Lenine.

Renato Epstein, autor da melodia (com letra a cargo de Leandro Medina), fala sobre o processo de criação dessa canção deliciosa, que mostra o grupo e seu convidado em perfeita integração:

“A música foi composta pela ocasião do falecimento do Barba, uma homenagem a ele. Tentei resgatar algumas coisas que o Barba gostava muito, como tocar guitarra e pife. Ele tinha um gosto musical que mesclava bastante a música brasileira, com música instrumental e o jazz, que ele também curtia bastante. Quis colocar o violão como parte do arranjo. O Barba era muito sútil, ele tinha a sutileza das pequenas notas. Então, a melodia da música é bastante sutil, uma melodia de poucas notas, até chegar ao refrão. É uma homenagem, um retorno ao Barba tocando entre amigos”.

O Barbatuques lançou um total de sete singles durante o ano, entre os quais Entre Amigos. Os outros são Gogó da Ema (releitura de Maria do Carmo Barbosa), Natureza (parceria com Russo Passapusso, do Baianasystem), Clariô (parceria com o italiano Stefano Baroni e participação especial das Clarianas), Na Roda do Mundo e Eu Vou Cantar (releitura a junção de dois baianás da Maria do Carmo Barbosa) e Rosa de Fogo. Todos os lançamentos são pela MCD Records.

Entre Amigos– Barbatuques e Lenine: