Chris Fuscaldo e Márcio Borges-400x

Por Fabian Chacur

Dos vários álbuns que marcaram a história da nossa música, Clube da Esquina é certamente um dos mais marcantes e icônicos. Os seus 50 anos de lançamento estão sendo celebrados de várias formas, inclusive com uma recém-encerrada última turnê de Milton Nascimento. Um dos marcos certamente será De Tudo Se Faz Canção- 50 Anos do Clube da Esquina, livro que será lançado no Rio de Janeiro nesta sexta (16) às 19h na Livraria da Travessa Leblon (Shopping Leblon- rua Afrânio de Melo Franco, nº 290- loja 205-A).

Organizado por Márcio Borges, um dos grandes parceiros de Milton Nascimento, e por Chris Fuscaldo, jornalista, pesquisadora musical e biógrafa, o livro é um lançamento da editora Garota FM Books, e equivale a um abrangente mergulho no universo que envolve o célebre álbum de Milton Nascimento e Lô Borges. Em suas 300 páginas, o leitor irá encontrar vários tipos de abordagens e informações.

Temos aqui desde depoimentos de quem participou efetivamente do álbum, como Milton, Lô, Márcio Borges e Alaíde Costa, por exemplo, até uma análise faixa a faixa do trabalho, realizada por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin e outros, entre os quais tive a honra de figurar.

A urgência jornalística aparece em um registro no calor do momento da turnê A Última Sessão de Música, que marcou a despedida de Milton Nascimento dos palcos no ano em que o Bituca completou 80 anos de vida. Tipo do livro que tem tudo para se tornar, ele próprio, histórico.

Tudo Que Você Podia Ser- Milton Nascimento: