the trammps feat earl young-400x

Por Fabian Chacur

Quando a era da disco music é relembrada, The Trammps sempre acabam sendo citados, especialmente por seu megahit Disco Inferno, que integrou a trilha sonora do icônico filme Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977). O grupo americano acaba de lançar um novo single. Trata-se de Because Of You, que traz todo o swing e o charme que os marcaram nesses anos todos. Uma faixa que já nasce clássica.

Surgido no início dos anos 1970, os Trammps hoje mantém apenas um de seus integrantes originais, pois infelizmente vários deles já não estão mais entre nós. Mas esse remanescente é uma verdadeira lenda da música.

Trata-se do baterista e vocalista Earl Young (o 1º à esquerda na foto acima), que além de integrar a banda também fez parte do staff de músicos de estúdio da gravadora Philadelphia International Records, participando de gravações de Harold Melvin & The Blue Notes, The O’Jays e outros.

Young, por sinal, é considerado por muitos o inventor da batida básica da disco music, mais especificamente na gravação The Love I Lost, de Harold Melvin & The Blue Notes (ouça aqui). Ele também se incumbe até hoje dos vocais de registro mais grave nas gravações dos Trammps.

Com os Trammps, Young gravou hits como a já citada Disco Inferno (ouça aqui) e também clássicos do porte de That’s Where The Happy People Go (ouça aqui), Soul Searchin’ Time (ouça aqui) e Zing Went Strings Of My Heart (ouça aqui ). O grupo se apresentou no Brasil no final dos anos 1970, como registra a matéria abaixo, da revista Música.

trammps materia

Because Of You– The Trammps Featuring Earl Young: