albert hammond jr 400x_Credit_Scottie Cameron

Por Fabian Chacur

O 5º álbum solo de Albert Hammond Jr., Melodies on Hiatus, já tem data para ser lançado. Será em 23 de junho, em vários formatos, pelo selo Red Bull Records. Foram incluídas 19 faixas, sendo que a primeira a ser divulgada já está disponível nas plataformas digitais e também com um clipe. E é possível que os fãs da banda que o cantor, compositor e guitarrista americano integra, The Strokes, tenham uma boa (ou não) surpresa ao ouvi-lo. Trata-se de 100-99, com participação do rapper GoldLink.

O single é fortemente influenciado pela ala mais pop do hip hop, e seria provavelmente impensável em um álbum da banda que liderou a retomada do chamado rock alternativo lá pelos idos de 2001. Em depoimento enviado à imprensa, o artista explica a sua abordagem nesta canção:

“Cresci ouvindo hip-hop dos anos 90, e sempre gravitava em direção aos ganchos melódicos nas músicas que ouvia no rádio, especificamente qualquer coisa que o Dr. Dre produzia ou tocava. 100-99 foi algo que eu queria fazer durante muito tempo — trabalhar com um rapper em cima de uma batida e uma partitura de guitarra que escrevi — e é realmente empolgante poder fazer isso com GoldLink”.

Hammond esteve no Brasil em 2022 no Lollapalooza com os Strokes, que lançaram seu 6º e mais recente álbum, The New Abnormal, em 2020. Seu trabalho solo anterior, Francis Trouble, saiu em 2018. Ele é filho de Albert Hammond, cantor e compositor famoso como autor de grandes sucessos como It Never Rains in Southern California, The Air That I Breathe, Don’t Turn Around, I Don’t Wanna Loose You e Easy To Love, entre muitos outros.

100-99 (clipe)- Albert Hammond Jr.: