christine valenca-400x

Por Fabian Chacur

A cantora, compositora e musicista carioca Christine Valença iniciou a sua carreira artística no teatro, vivendo papéis como o de Judy Garland. Em 2019, começou a compor canções, e essa nova vertente se tornou a sua principal. O primeiro álbum fruto desse novo direcionamento na sua trajetória acaba de ser lançado. Trata-se do álbum Lentes de Âmbar, com 11 faixas e lançado pelo selo Maxilar Records e produzido por Elisio Freitas.

Lentes de Âmbar foi gestado em um período particularmente turbulento na vida de Christine, que explica tudo em comentário enviado à imprensa:

“Tive que lidar com o luto pelo falecimento do meu pai, enfrentei uma separação muito dolorosa e logo em seguida veio a pandemia trazendo junto um mar de incertezas. Esse caos despertou em mim uma necessidade urgente de botar pra fora esse turbilhão de emoções. Quando me dei conta, estava com o violão em punho, compondo, tentando me salvar usando a música como uma espécie de escudo. Eu não teria sobrevivido se não fossem essas canções”.

O resultado é um álbum pop com várias vertentes musicais sendo exploradas, entre as quais MPB, pop-rock, folk, soul e canções francesas. Christine ressalta também a importância de Elisio Freitas nesse processo:

“Encontrei no Elísio um grande parceiro. Ele consegue captar minhas ideias e dar vida às músicas. Às vezes eu aparecia no estúdio com meu gravador portátil cheio de trechos de melodias, ritmos, padrões e grande parte desse material acabou sendo aproveitado no disco, graças a ele”.

O repertório traz canções extremamente interessantes, entre elas a swingada Maremoto Blues (divulgada por um clipe sóbrio e muito bem feito), a intensa Recomeçará (ouça aqui), a pop-rock Pra Não Tocar (Na Rádio) (ouça aqui) e a hip-hop Fora do Nosso Compasso (ouça aqui), esta última com a participação do rapper Shock The Glock.

Maremoto Blues (clipe)- Christine Valença: