daft punk random access-400x

Por Fabian Chacur

Random Access Memories, do Daft Punk, celebra dez anos de seu lançamento (leia mais sobre esse álbum aqui). Como forma de marcar essa efeméride bacana, será lançada no dia 12 de maio uma edição comemorativa, que será disponibilizada nas plataformas digitais e também nos formatos CD duplo e LP de vinil triplo.

Além da versão remasterizada do conteúdo do álbum original, o fã terá aproximadamente 35 minutos de conteúdo adicional, com direito a outtakes e demos. Como forma de divulgar esse lançamento, entrou nas plataformas digitais a faixa The Writing of Fragments of Life (ouça aqui), que mostra um pouco do processo de criação da faixa Fragments of Life.

Uma segunda amostra do material adicional deste relançamento foi disponibilizado agora, desta vez referente à faixa Give Life Back to Music, que você poderá conferir no fim desse post.

Este lançamento será uma espécie de consolo para os milhões de fãs do Daft Punk pelo mundo afora, que desde fevereiro de 2021 lamenta a separação do duo francês após uma carreira de quase 30 anos repleta de grandes momentos (leia mais sobre a história do grupo aqui ).

Aliás, o mistério em torno de quais seriam as razões para o fim da dupla foram enfim esclarecidos em entrevista concedida este mês por Thomas Bangalter (que integrava o time ao lado de Guy-Manuel de Homem-Christo) à conceituada publicação britânica New Musical Express (leia aqui).

Essencialmente, Bangalter explicou que ele e seu colega temiam que seu trabalho fosse confundido com um apoio a coisas como o atual desenvolvimento da inteligência artificial. “A última coisa que eu quero ser no mundo em que vivemos em 2023 é um robô”, afirmou, referindo-se aos personagens que ele e seu parceiro viviam, nunca mostrando seus rostos.

Ele deu ainda mais detalhes: “Com o Daft Punk, tentamos usar essas máquinas tecnológicas para expressar algo extremamente tocante, que uma máquina não pode sentir, mas um ser humano pode; sempre estivemos do lado humano, e não da tecnologia pura”.

Uma prova dessa nova abordagem de Thomas Bangalter é seu surpreendente e recém-lançado álbum solo Mythologies (ouça aqui), composto no melhor estilo da música erudita e interpretado pela Orchestre National Bordeaux Equitaine. Um trabalho delicado e muito bom de se ouvir.

Eis as faixas de Random Access Memories-10 Years:

Give Life Back To Music
The Game Of Love
Giorgio by Moroder
Within
Instant Crush
Lose Yourself To Dance
Touch
Get Lucky
Beyond
Motherboard
Fragments Of Time
Doin’ It Right
Contact
Horizon (Japan CD)
GLBTM (Studio Outtakes)
Infinity Repeating (2013 Demo)
GL (Early Take)
Prime (2012 Unfinished)
LYTD (Vocoder Tests)
The Writing Of Fragments Of Time
Touch (2021 Epilogue)

GLBTM (Studio Outtakes)– Daft Punk: