fabio jorge aznavour 400x

Por Fabian Chacur

Nada mais lindo e inspirador do que ver um profissional que gosta do que faz e realiza esse ofício do seu jeito, dentro das suas próprias regras e transbordando prazer e total domínio de suas ferramentas. Lógico que esse hipotético ser precisa ter talento, senão, não rola. E eis uma descrição exata para a trajetória musical do cantor Fábio Jorge, que há 19 anos desenvolve uma trajetória impecável. A mais nova prova é o álbum Aznavour, disponível em lindíssima edição física e nas plataformas digitais.

Filho de uma francesa (a saudosa dona Renée) e um brasileiro, Fábio canta habitualmente em francês, e em seus trabalhos mescla o cancioneiro daquele país europeu com músicas brasileiras vertidas para esse idioma (leia mais sobre ele aqui). Em seu álbum anterior, o lindo O Tempo (2021- leia a resenha aqui), ele cantou em português canções brasileiras.

Em seu sexto álbum, o intérprete faz uma linda homenagem a um dos grandes baluartes da canção francesa de todos os tempos, o saudoso Charles Aznavour (1924-2018). Ele mergulhou em um vasto universo de mais de 850 composições e selecionou 12 obras do mestre francês, sendo quatro escritas sozinho e outras oito assinadas com sete parceiros diferentes.

O repertório traz três canções mais conhecidas do público médio e outras escolhidas a dedo. A mais famosa é uma das bem-sucedidas incursões de Aznavour pelo idioma inglês, a encantadora She, que estourou nos anos 1970 com o próprio autor e depois teria inúmeras regravações, incluindo a de Elvis Costello em 1999. As outras são as icônicas Que C’Est Triste Venise (divulgada por um delicioso clipe) e La Bohème.

Com produção do próprio cantor e direção musical, piano, arranjos, gravação e mixagem a cargo de Alexandre Vianna, com quem tem trabalhado de forma constante, o álbum traz como marca arranjos elegantes e de extremo bom gosto, tendo o piano como centro e o auxílio luxuoso de músicos do gabarito de Toninho Ferragutti (acordeon), Rafael Lourenço (bateria) e Ubaldo Versolato (clarinete), entre outros.

Com essa roupagem musical, Fábio Jorge consegue a façanha de não clonar as interpretações marcantes do próprio autor, sem no entanto subverter suas melodias e letras. Ele incorpora as canções e dá a elas interpretações cativantes, nas quais mostra ter um controle absurdo em relação a seus recursos vocais, usando-os com aquela categoria que só os craques possuem.

Aznavour, o álbum, é para se ouvir de ponta a ponta, pois equivale a um show, com uma faixa se encadeando à outra de forma orgânica e proporcionando um prazer auditivo imenso. As sutilezas dos arranjos são muito inteligentes, como abrir o álbum e a faixa Que C’Est Triste Venise com um solo de acordeon, um dos instrumentos mais imediatamente ligados à música francesa tradicional.

Outra sacada inteligente ficou por conta de tornar She a única interpretação voz e piano do álbum, diferenciado-a das versões mais conhecidas da mesma. E vale também registrar a ótima ideia de incluir em Comme Ils Disent um texto em português de Fábio no qual ele traduz o conteúdo da letra da canção, que fala sobre um personagem de Paris que de dia é decorador e estilista e à noite transformista, em uma boate, com a marcante frase na qual a pessoa se define como “homossexual, como eles dizem”.

Ouvir um trabalho como este é um privilégio, como ressalta o belíssimo texto assinado pelo produtor musical Thiago Marques Luiz no encarte do CD. É a obra de alguém que não faz concessões para poder oferecer ao seu público o que ele tem de melhor. Tive a honra de entrevistar Charles Aznavour, e tenho certeza de que ele amaria ouvir esta bela homenagem. Deve estar ouvindo no céu, e parabenizando dona Renée pelo seu talentoso filho.

Que C’Est Triste Venise (clipe)- Fábio Jorge: