pat metheny 400x

Por Fabian Chacur

Pat Metheny não para. Aos 68 anos muito bem vividos, o grande guitarrista, violonista e compositor norte-americano se mantém em constante atividade, incluindo novos shows e gravações. Seu novo projeto é o álbum Dream Box, que será lançado em breve pela gravadora BMG. Como prévia, acaba de ser disponibilizado nas plataformas digitais um lindo e delicado single, From The Mountains, daqueles temas instrumentais longos, viajantes e deliciosos de se ouvir.

Em press-release enviado à imprensa, o brilhante músico explica a origem improvável deste novo trabalho:

“Trata-se de uma compilação de faixas gravadas ao longo dos anos. Durante uma turnê no ano passado (2022), descobri uma pasta esquecida em meu HD. Durante as viagens, passei a ouvir as gravações e cheguei involuntariamente a um destino que não havia planejado, e fiquei animado para compartilhar o que encontrei lá”.

Desde que lançou o seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), Pat Metheny, assumido fã dos Beatles, Miles Davis e Wes Montgomery, desenvolveu uma trajetória musical cuja base é o jazz, mas sempre aberto a outras influências. Ele atuou com o Pat Metheny Group ao lado do tecladista Lyle Mays (1953-2020) e também em trabalhos solos e colaborações.

Metheny é o único artista a ter conseguido faturar 20 troféus Grammy, o Oscar da música, em 10 categorias diferentes. O que não é de se estranhar, se levarmos em conta a abrangência dos músicos com quem já gravou e fez shows, entre os quais Joni Mitchell, David Bowie, Milton Nascimento, Naná Vasconcelos, Bruce Hornsby, Herbie Hancock e Toninho Horta.

From The Mountains– Pat Metheny: