cassia eller lp400x

Por Fabian Chacur

Um dos álbuns de estreia mais impactantes da história da nossa música tem como título o nome da própria artista, Cássia Eller (1990). Um trabalho ousado, no qual a grande cantora mesclou composições de autores da chamada Vanguarda Paulistana com outras de roqueiros cariocas e clássicos do rock internacional.

Este disco icônico acaba de ser relançado no formato vinil vermelho, acrescentando uma faixa à edição original em LP, Tutti Frutti, standard rocker consagrado por Little Richard (saiba mais aqui).

Embora não tenha tido um resultado comercial sequer próximo ao que outros discos de Cássia Eller obteriam nos anos subsequentes, este álbum mostra a capacidade da cantora de pegar material alheio e dar ao mesmo uma cara própria e bem particular.

O melhor exemplo é Por Enquanto, da Legião Urbana, que com ela ganhou versão voz e violão e abertura com trecho de I’ve Got a Feeling, dos Beatles, adquirindo alma e intensidade sequer sugeridas por Renato Russo e seus asseclas na gravação contida em seu também disco de estreia de 1985.

Rockão em Não Sei o Que Eu Quero da Vida, reggae em Eleanor Ribgy, funk-rock em Rubens e lirismo folk em Lullaby (única faixa assinada por ela, em parceria com Marcio Faraco), temos um trabalho que se recusava a dialogar com padrões comerciais e modismos. Quem sabe por isso, e pela incrível personalidade de Cássia, tenha se tornado perene.

Eis as faixas de Cássia Eller (1990):

Lado A:

1 – Já deu pra sentir / Tutu (Itamar Assumpção/ Marcus Miller)

2 – Rubens (Mário Manga)

3 – Barraco (Frejat/ Jorge Salomão) *Part. Especiais: Frejat e Peninha

4 – Que o Deus venha (Frejat/ Cazuza/ Clarice Lispector)

5 – Eleanor Rigby (John Lennon/ Paul McCartney)

Lado B

1 – Otário (Bocato)

2 – Por enquanto (Renato Russo)

3 – O dedo de Deus (Mário Manga/ Arrigo Barnabé)

4 – Lullaby (Cássia Eller/ Márcio Faraco)

5 – Não sei o que eu quero da vida (Hermelino Neder/ Arrigo Barnabé)

6 – Tutti Frutti (Lubin/ Penniman/ La Bostrie)

Por Enquanto– Cássia Eller: