Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Spin Doctors – Pocket Full Of Kryptonite (1991)

Spin DoctorsGraças a um comercial de carros, a música Two Princes voltou a ser ouvida, quinze anos após seu lançamento. Momento mais do que adequado para se falar novamente de um dos dez melhores álbuns de rock dos anos 90. Criado em Nova York em 1988, o Spin Doctor tem como integrantes o vocalista Chris Barron, o guitarrista Eric Schenkman, o baixista Mark White e o baterista Aaron Comess. Em 1990, graças a um público cada vez maior em seus shows, foram contratados pela Sony, que, em agosto do ano seguinte, colocou nas lojas o álbum de estréia do quarteto. Pocket Full Of Kryptonite demorou um pouquinho a decolar, mas, auxiliado pelo interesse renovado do público pelo rock gerado pela explosão do grunge, cresceu muito. Eles atingiram a marca das 500 mil cópias vendidas nos EUA apenas em setembro de 1992. O primeiro milhão chegou em janeiro de 1993, e em julho daquele ano, os Spin Doctors comemoravam a marca de três milhões de cópias. No fim das contas, o disco vendeu cinco milhões de exemplares nos EUA e mais cinco milhões no resto do mundo.

Bem, o que levou o CD a atingir um patamar tão alto em termos de vendas? Não é difícil explicar. Começa com dois singles matadores, a swingada e irresistível Two Princes e a sacudida Little Miss Can’t Be Wrong . Duas iscas perfeitas para atrair novos ouvintes para Pocket Full Of Kryptonite . E aí é que a coisa fica ainda melhor. Trata-se de um trabalho diversificado, com dez músicas excelentes e diferentes entre si, embora com características em comum: coesão instrumental, capricho nas melodias e um swing irresistível. As letras são simples, mas pelo menos uma é de um bom humor a toda prova, Jimmy Olsen’s Blues , que brinca com a hipotética inveja do eterno repórter de segundo escalão do Planeta Diário em relação ao Super Homem, querendo conquistar Lois Lane e afirmando “tenho o bolso cheio de kriptonita”, frase que deu nome ao CD. O riff inicial dessa música também abre o disco, e já impõe o clima da festa, uma mistura de rock básico, funk, hard rock e nítidas influências de Jimi Hendrix, especialmente em Off My Line (cantada pelo guitarrista) e Refrigerator Car . What Time Is It? é swing funk puro, enquanto a delicadeza bluesy permeia Forty Or Fifty e How Could You Want Him (When You Know You Could Have Me?) . O grande mérito dos co-produtores do CD, Frankie LaRocka e Peter Denenberg, foi ter conseguido tornar o som da banda mais compacto, dentro do formato de canções de três a quatro minutos, sem a descaracterizar. E, como exemplo do estilo jam band que eles sempre desenvolveram ao vivo, ficou a última faixa, o pot-pourry Shinbone Alley/Hard To Exist , com seus quase 13 minutos de puro prazer. O vocal desencanado e delicioso de Chris Barron, a guitarra de riffs incessantes e capaz de ir da fúria hendrixiana à sutileza de um Lindsey Buckingham de Eric Schenkman e o espírito swingado e pau pra toda obra da cozinha rítmica de Aaron Comess e Mark White somaram-se em uma unidade impressionantemente coesa e forte. Pocket Full Of Kryptonite é para se ouvir de ponta a ponta. Os caras mereceram ser capa da Rolling Stone de sete de janeiro de 1993.
Clipe da música Two Princes :
http://www.youtube.com/watch?v=gUqU5yB3yZg&search=spin%20doctors
Two Princes ao vivo- 1/6/2006 (EUA):
http://www.youtube.com/watch?v=disiJRniqa4&search=spin%20doctors
Site oficial da banda:
http://www.spindoctors.com/

2 Comments

  1. Outra porcaria…sem palavras

  2. Fui no show dos Stones e a abertura ,além da Rita Lee era desses caras..foi latinha de cerveja pra todo lado ( em cima deles )….

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑