Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Temple Of The Dog – Temple Of The Dog (1991-A&M-Universal)

temple.jpgO ano de 1990 parecia ser promissor para a jovem banda de Seattle Mother Love Bone. Uma tragédia, no entanto, mudou o rumo das coisas: a morte por overdose de heroína de seu vocalista, Andrew Wood, deixando na mão o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard. Como forma de seguir em frente, convidaram o guitarrista Mike McCready, veterano da cena local, e surgiu a idéia de gravar um disco em homenagem ao colega desaparecido. Nesse meio tempo, surge um candidato à vaga de Wood, o californiano Eddie Vedder, logo aprovado. O disco tributo concretizou-se quando dois integrantes de outra banda ascendente da cidade, o Soundgarden, resolveram entrar no projeto. Eram eles o vocalista Chris Cornell e o baterista Matt Cameron. Nascia o Temple Of The Dog.

Trata-se de um projeto histórico em todos os sentidos. Foram as primeiras gravações lançadas oficialmente do que viria a ser o Pearl Jam. Também marca a junção de duas bandas que rapidamente entrariam no primeiro time do rock mundial. De quebra, nos proporciona o prazer de conferir dois grandes cantores, Eddie Vedder e Chris Cornell. Lançado em 1991, portanto, antes dos discos que fizeram a carreira das bandas nave-mãe dos integrantes decolarem, Temple Of The Dog estourou no ano seguinte, atingindo o quinto posto na parada americana e vendendo milhões de cópias.

A rigor, o CD pode ser considerado como de hard rock, com fortes influências de Led Zeppelin e outras bandas dos anos 70. Algumas faixas, como Say Hello 2 Heaven e Reack Down , são bem extensas e com fartos espaços para solos e improvisos. A balada pesada Hunger Strike equivale a um dos grandes duetos vocais do rock nos anos 90, entre Cornell e Vedder. E as outras músicas são ótimas, também. Embora tenha durado apenas esse disco, o Temple Of The Dog entrou para a história não só do grunge, como do rock como um todo.
Clipe de Hunger Strike :
http://www.youtube.com/watch?v=zSymm8-TEuI
Call Me a Dog ao vivo 1990 :
http://www.youtube.com/watch?v=J91_KoFOOBM
Hunger Strike – Pearl Jam com participação especial de Chris Cornell, em 2003 :
http://www.youtube.com/watch?v=bN1ejG5R7mI

1 Comment

  1. Realmente, indiscutivel, exelente, pena que só foi um, ou voces acham que Eddie Vedder e Chris Cornell iriam permancer lado a lado numa banda..
    Algo assim so nos Beatles..

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑