Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Smashing Pumpkins – Mellow Collie and the Infinite Sadness

corgan.jpg“The World is a vampire” cantava Billy Corgan no início do impressionante videoclipe de “Bullet with butterfly wings”. Esta era a palavra chave de um dos mais controversos álbuns duplos da história do rock. Por que? A resposta é simples. Ao mesmo tempo que encontramos letras soturnas e pesadas como as de Zero e Fuck You (An Ode to no one), temos doses cavalares de romantismo e nostalgia em canções como Love e 1979.

Talvez esta seja a maior virtude de Mr.Corgan. Misturar peso, romantismo e melancolia em belas canções é algo que ele consegue fazer com maestria, seja com excelentes composições, na guitarra que pode ser tão pesada quanto James Hetfield, ou na voz que pode ser doce numa faixa, ou rasgar os alto falantes noutra.

Discos duplos, com raras exceções, são frutos do excesso de preciosismo dos artistas que acabam colocando músicas demais, com qualidade de menos num mesmo álbum. Mellow Collie TINHA que ser um disco duplo, foi lançado talvez na fase mais produtiva do compositor Corgan, e até do guitarrista James Iha, que compõe uma das faixas.

 1979, Bullet with…, Tonight Tonight são os grandes sucessos do álbum, mas outras pérolas como ZERO, Thirty Three, e Cupid De Locke, também poderiam fazer parte de qualquer chart. O encarte é um espetáculo a parte, mesmo se tratando de um CD (seu visual é o mesmo daquele do clipe de “Tonight Tonight”).

Talvez complexo demais, por vezes épico, o Smashing Pumpkins chegou muito além do que se poderia imaginar com este álbum difícil, graças ao carisma e ao talento de Billy Corgan, um dos poucos em 93, que não cometia o erro de imitar Kurt Cobain.

3 Comments

  1. è , uma bandinha mais ou menos, dizem que parace Beatles, só se for piada..

  2. Tremenda banda,esse disco é muito bom!!Talvez ,depois deste tenha decepcionado um pouco,mas é duro manter o nível tão alto…

    obs.: Palmeiras e Rock, muito bommmmmmmmmmmmmmmm!!!

  3. Alexandre Damiano

    June 23, 2009 at 8:25 pm

    Tenho uma coletânea deles….
    fantástica.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑