joao_bosco.jpgTive de passar por volta de duas horas como forma de descolar meu ingresso para ver o show de João Bosco, realizado à meia noite de sábado no Teatro Municipal e integrando a programação da sensacional Virada Cultural, realizada pela terceira vez em São Paulo no último final de semana. Uma verdadeira multidão disputava os mesmos.

Felizmente, consegui ser um dos felizardos a conferir o cantor, compositor e violonista mineiro repetir, na íntegra, o repertório do sublime álbum João Bosco Ao Vivo 100ª Apresentação, gravado ao vivo no Tuca (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo, em outubro de 1983. Nele, uma verdadeira demonstração de virtuosismo, swing, criatividade, auto-suficiência e capacidade de recriar a própria obra e a alheia com maestria.

Vinte e quatro anos depois, Bosco provou estar ainda melhor do que naquela registro histórico, deixando todos os presentes boquiabertos. Seus contracantos, brincadeiras com os tempos, harmonizações inesperadas, ágeis arpejos, dinâmicas e vocalizações continuam precisos/preciosos e cativantes. Adoro os shows dele com banda, mas essa performance prova que, para cativar uma platéia, o cidadão só precisa de um violão, um microfone e um equipamento de som decente. O resto fica por conta daquela voz precisa e daqueles dedos ágeis.

O repertório impecável uniu clássicos indiscutíveis de seu repertório, como Kid Cavaquinho, Nação, Linha de Passe, O Bêbado e a Equilibrista e O Rancho da Goiabada, pot-pourry sublimes como o que une Gênesis, O Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escada da Penha, e pérolas não tão manjadas, como a sensacional A Nível De…., que fala sobre a cômica relação entre Wanderley, Odilon, Yolanda e Adelina. Como bis, entrou a célebre Papel Marché, para deleite de todos. Em resumo, um show que lavou a minha alma, e a de todos os privilegiados que por ali estiveram. Uma dica: esse CD ainda se encontra em catálogo em edição luxuosa com direito a encarte com letras, e pode ser encontrado baratinho nas Lojas Americanas, por exemplo. Compre hoje!
Repertório do show:

Pot pourry: Nação/Aquarela do Brasil/O Mestre Sala dos Mares, Linha de Passe, Siri Recheado e o Cacete, Coisa Feita, A Nível De…, Kid Cavaquinho, Pot-pourry: Gênesis/O Ronco da Cuíca/Tiro de Misericórdia/Escadas da Penha, Comissão de Frente, Rancho da Goiabada, O Bêbado e a Equilibrista, Papel Marché.
Site oficial do artista:
www.joaobosco.com.br
João Bosco interpreta Coisa de Pele:
http://www.youtube.com/watch?v=eUd4RbsB-XA