Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Mudcrutch: que raio de banda de rock é essa?

Por Fabian Chacur

O rock and roll está cheio de bandas que, embora promissoras, tiveram seu fim antes de atingir o grande público. Ou, como diria de forma extremamente inteligente meu amigo e mestre Ayrton Mugnaini Jr., “chegaram ao Let It Be antes de conseguirem chegar ao She Loves You“.

O quinteto americano Mudcrutch viveu essa mesma triste situação. Criado em 1970 em Gainesville, na Flórida, chegou ao seu final em 1975 com apenas dois compactos simples lançados, Upon Mississipi Tonight/ Cause Is Understood (1971) e Depot Street/ Wild Eyes (1975). Durante décadas, só um fato levou alguns roqueiros mais detalhistas a se lembrar de tal banda.

Quando o Mudcrutch se separou, no final de 1975, três de seus integrantes resolveram se unir a outros músicos e tentar novamente com outra banda. Sabem qual? Tom Petty & The Heartbreakers. Nem preciso dizer a vocês que desta vez os rapazes se deram muito bem.

No entanto, alguns dizem por aí que do primeiro amor a gente nunca esquece. Então, em 2008, Tom Petty (vocal e baixo), Mike Campbell (guitarra) e Bemmont Tench (teclados) resolveram convidar Tom Leadon (guitarra e vocal) e Randall Marsh (bateria) para matar as saudades do Mudcrutch.

E em 29 de abril de 2008, enfim chegou às lojas o primeiro álbum do quinteto, que só agora esta besta que vos tecla conseguiu ouvir. Mesmo com atraso, resolvi escrever sobre o mesmo, que é ótimo.

Misturando músicas compostas nos anos 70 com outras feitas mais recentemente, Mutcrutch (o álbum) nos apresenta um excelente grupo de country rock a la Flying Burrito Brothers, Poco, Byrds segunda fase e mesmo Eagles do comecinho.

O som é ao mesmo tempo básico e elaborado, também com ecos do que Bob Dylan fazia naqueles anos. Um pouco de rock and roll a la anos 50 também marca presença.

Para quem não sabe, Tom Leadon é irmão de Bernie Leadon, guitarrista que fez parte da primeira formação dos Eagles. Ele canta algumas músicas, mas Tom Petty é o cantor principal. As vocalizações feitas por eles são ótimas.

Quem é fã de Tom Petty & The Heartbreakers dificilmente não gostará do Mudcrutch, embora a segunda banda tenha uma personalidade própria diferente da do grupo que acabou originando. Ambos são ótimos.

Se o Mudcrutch lançará um novo álbum, sabe Deus. Mas se ficar só nesse, ao menos eles deixam uma bela herança para as próximas gerações e um registro de o como eram bons. Valeu!

obs.: o grupo também lançou um EP gravado ao vivo em tiragem limitada, em 2008. As músicas Upon Mississipi Tonight e Depot Street em suas gravações originais com o Mudcrutch podem ser encontradas na caixa Playback, de Tom Petty & The Heartbreakers

2 Comments

  1. vladimir rizzetto

    August 26, 2010 at 1:45 pm

    Fabian

    Veja a inocência deste que vos escreve… Fiquei olhando essa foto e pensei: “mas este não é o Tom Petty?”
    Hehehehe
    Se tem uma coisa legal em curtir rock é o exercício da “arqueologia”, ou seja, escavar e garimpar coisas antigas e que sejam legais, é claro.
    Não conheço a banda citada, mas, como é indicação sua, certamente vale à pena conferir.
    Me lembor de outra banda embrionária: a que antecedeu o Allman Brothers. Não me lembro do nome, mas, é coisa fina!
    Grande abraço, baluarte e volte logo às pazes com o comendador Flávio. Nós precisamos de vocês três no blog!
    Olha lá, hein!

  2. admin

    August 27, 2010 at 2:35 am

    Esse disco é bem legal, Vladimir, acho que na Amazon tem trechos de todas as músicas disponível para audição em streaming. Vale ouvir. Quem gosta do Tom Petty & The Heartbreakers certamente curtirá. Grande abraço e tuuuuudo de bom!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑