Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Álvaro Pereira não quer escutar mais nada

Por Fabian Chacur

Nesta segunda-feira (6), foi encerrada uma das colunas mais polêmicas do universo cultural em mídia impressa.

Trata-se de Escuta Aqui, assinada pelo jornalista Álvaro Pereira Júnior, que por quase 20 anos (eu acho…) fez parte do caderno semanal Folhateen, da Folha de S.Paulo.

Durante esse tempo todo, Júnior infernizou a vida de muita gente, especialmente a dos colegas de geração Titãs, do glorioso Caetano Veloso e, principalmente, dos próprios leitores.

Na coluna de despedida, ele lamenta ter enchido a bola de algumas bandas, como as insignificantes (enfim ele concordou!) Man Or Astro-Man e Belle and Sebastian, mas se orgulha de ter badalado a ótima revista britânica Uncut.

Vou ser bem sincero. Das coisas que ele escrevia, acho que eu concordava com algo em torno de 40 a 50 %.

Essa perseguição ao Caetano, por exemplo, acho que era pela pura vontade de bater duro em uma “vaca sagrada”, velha e batida tática de aparecer e criar polêmicas. Ainda mais em torno de alguém tão ególatra (e genial, não tenho a menor dúvida) como Caê.

Mas nunca parei de ler Escuta Aqui. Qual seria a razão? Simples: o cara escreve bem e sabe expressar bem e de forma clara as suas ideias.

Concordar ou não com elas é outra história. E nunca ele foi tão ofensivo que me levasse a ignorá-lo, o que faço com outros colunistas do mesmo jornal e também de outras publicações.

Júnior diz que, agora, terá espaço quinzenal na Ilustrada. Boa sorte a ele.

Quanto ao fim de Escuta Aqui, que o próprio autor diz que já não tinha mais grande influência perante seus leitores, deixa uma pergunta no ar.

Faz sentido colunistas quarentões/cinquentões atuarem em um caderno feito para a faixa etária entre os 14 e os 21 anos (se tanto?).

Será que não é o caso de deixar esse tipo de espaço para os próprios adolescentes/teens? Não soa meio paternalista alguém com idade de ser pai de seus leitores escrever em um caderno que pré-determina a faixa etária que deseja atingir?

Não tenho respostas para essas perguntas. Mas o fim de Escuta Aqui e também de 02 Neurônio (também nesta segunda-feira), assinada por Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso, deve ser uma indicação de uma tendência que vem por aí no Folhateen.

2 Comments

  1. Eu achava esta coluna um barato quando eu lia, concordando ou não, adoro estas figuras polêmicas.

    p.s; Fabian, seja mais cuidadoso com o Belle and Sebastian, o If you´re Feeling Sinister foi uma das trilhas da minha vida e de muuuuuuuuuuuuuuuita gente da minha geração. poxa, poxa.

  2. admin

    June 8, 2011 at 2:55 pm

    Se você gosta de figuras polêmicas, Carla, realmente o Álvaro Pereira Júnior se encaixa feito luva no perfil. Quanto ao Belle And Sebostian, prometo não falar mais deles por aqui ehehehehe

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑