Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

DVD mostra A-ha se despedindo com classe

Por Fabian Chacur

O A-ha foi certamente a banda pop norueguesa mais bem-sucedida de todos os tempos. O trio conseguiu emplacar hits e mais hits no Reino Unido, Europa, Ásia e América Latina, especialmente por aqui, onde cansaram de lotar shows e vender discos.

Em 2010, o trio integrado por Morten Harket (vocal), Magne Furuholmen (teclados) e Pal Waaktaar-Savoy (guitarra) resolveu colocar um ponto final em sua trajetória, que então passava dos 25 anos de estrada.

E os caras resolveram nivelar a coisa por cima. Após uma turnê que passou por vários países, Brasil incluso, eles fizeram seu último show no dia 4 de dezembro de 2010 no Spektrum, em Oslo, sua cidade natal.

O registro desse show chega agora às lojas brasileiras nos formatos DVD, Blu-ray e CD, com o título Ending On a High Note- The Final Concert, pela Universal Music. Que despedida digna!

A qualidade técnica do espetáculo é sensacional, com direito a megatelão, som com mixagem impecável, efeitos visuais bem bacanas e captação de áudio e vídeo com direito a requintes cinematográficos.

O repertório inclui 20 músicas extraídas das várias fases da banda e pode ser considerado perfeito. Sucessos como Touchy! e You Are The One ficaram de fora, mas dificilmente alguma das músicas que estão no set list poderiam dar lugar a elas.

Com a participação de dois ótimos músicos de apoio no show, o trio investiu em versões fiéis às gravações de estúdio, mas com uma garra impressionante incorporada.

A bela voz de Morten Harket continua impecável, com direito àqueles agudos certeiros aqui e ali, enquanto os parceiros Mags e Pal lhe dão total apoio o tempo todo.

O público cantando junto os refrãos de Hunting High And Low e The Living Daylights arrepiam, assim como as obras-primas pop Cry Wolf, I’ve Been Losing You, Take On Me, The Swing Of Things e The Sun Always Shine On TV, só para citar algumas.

Alguns flagrantes no público mostram pessoas com faixas e bandeiras de países como Alemanha, França e Brasil, que denotam fãs que tiveram a manha de viajar até a distante Noruega para ver o show derradeiro de sua banda favorita.

Ending On a High Note equivale ao registro de uma despedida com classe do A-ha. E fica a curiosidade: porque será que nos EUA eles só conseguiram emplacar um único sucesso, Take On Me, sendo conhecidos por lá como one-hit-wonder? Será que faltou divulgação por lá?

Pois com tantas músicas boas no repertório do A-ha que estouraram em tantos outros países, só isso poderia explicar resultado tão ínfimo no maior mercado do mundo. Azar deles!

Veja documentário sobre o show final do A-ha em Oslo:

2 Comments

  1. Fabian, eu acho que eles devem ter ficado muito impressionados com a loucura do publico, depois de tantos anos nao eh mesmo ?
    Musica boa nunca envelhece.
    Serah que eles pararam de vez mesmo ?? Ou serah que na cabeca deles estao pensando; “Quem sabe soh mais uma turne?”

  2. Grande Cláudio Romano! Sempre bom ter você por aqui! Meu caro, só eles mesmo sabem se essa foi de fato a última turnê ou se de repente poderá rolar mais uma. Como o grupo teve uma parada entre 1994 e 1998, não será a primeira vez que eles mudarão de ideia, se isso ocorrer. Seja como for, uma coisa é certa: se esta foi mesmo a última turnê, este DVD é a prova concreta de uma despedida digna e brilhante. E é o que você disse: música boa é para sempre!!! Grande abraço e apareça sempre que puder/quiser!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑