Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Morre Michael Hossack, dos Doobie Brothers

Por Fabian Chacur

Morreu nesta segunda-feira (12) aos 65 anos o baterista Michael Hossack. Ele era integrante dos Doobie Brothers, uma das melhores bandas de rock americanas de todos os tempos, na opinião deste humilde blogueiro. O músico lutava contra um câncer há alguns anos, mas se mantinha na banda e na ativa.

Nascido em 10 de outubro de 1946, Hossack entrou nos Doobie Brothers em 1971 com a função de ser o segundo baterista da banda, ao lado de John Hartman. Essa formação inovadora se tornou uma das marcas desse grupo.

O músico deu sorte aos Doobies, pois estreou no time em seu segundo álbum, Toulouse Street (1972), trabalho que os levou aos primeiros lugares das paradas de sucesso pela primeira vez e inclui hits como Listen To The Music e Rockin’ Down The Highway.

Hossack se manteve no time nas gravações dos álbuns The Captain And Me (1973, para mim o melhor da banda) e What Were Once Vices Are Now Habbits (1974). Ele saiu em seguida para integrar o Bonaroo e montar seu próprio estúdio de gravações.

A volta de Michael Hossack aos Doobie Brothers ocorreu em 1987, e mais uma vez rolou de forma positiva. Cycles (1989), trabalho que marcou o retorno do grupo após um hiato de sete anos, emplacou o hit The Doctor e os impulsionou novamente.

A partir daí, Hossack não saiu mais, participando dos shows, turnês, discos ao vivo e de estúdio que os Doobie Brothers fizeram nesse período, incluindo o mais recente, World Gone Crazy (2010).

O site dos Doobies postou uma mensagem lamentando a morte do músico. O grupo continuará na ativa, e estão previstos shows para o segundo semestre, ao lado da banda Chicago.

Vale lembrar que este é o segundo baterista do grupo que nos deixa. Keith Knudsen, que substituiu Hossack em 1974 e que tocou com ele a partir da saída de John Hartman, morreu em 2005, aos 56 anos de idade.

Surgido no início dos anos 70, os Doobie Brothers tem como líderes o cantor, compositor e guitarrista Tom Johnston e o cantor e guitarrista Patrick Simmons.

Sua mistura de rock, folk, country, blues e soul gerou clássicos do porte de Listen To The Music, Nobody, Rockin’ Down The Highway, Black Water, Long Train Runnin’ e inúmeros outros. Tipo da banda seminal que costuma ser subestimada pelos críticos, principalmente os brasileiros. Uma pena.

Ouça Black Water (ao vivo), com os Doobie Brothers:

Veja o clipe de Nobody (versão 2010), com os Doobie Brothers:

Versão de estúdio de Listen To The Music, com os Doobie Brothers:

5 Comments

  1. marcos Antônio de souza

    December 25, 2014 at 1:40 pm

    Gostaria de saber mais sobre a banda

  2. Gostaria de saber tudo sobre a banda eu adoro essa banda

  3. Gostaria de saber mais sobre a banda em português

  4. Fabian Chacur

    July 17, 2017 at 8:25 pm

    Meu caro: antes de tudo, muito obrigado por ter visitado Mondo Pop. Se você quer saber mais sobre os Doobie Brothers, e em português, veio ao lugar certo, pois já fiz vários post sobre eles, uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos. Se quiser me dar a honra da sua leitura, é só acessar esse link aqui, http://www.mondopop.net/tag/the-doobie-brothers/ , onde todas as matérias que já fiz sobre ele aparecem na sequência. Uma delas, por sinal, fala de um belíssimo documentário sobre o grupo, lançado aqui, mas que, infelizmente, não tem legendas em português. Se não conseguir entrar no link acima, tente aqui. Grande abraço, tudo de bom e volte sempre que quiser/puder.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2017 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑