Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Guilherme Arantes cativa no estilo piano-voz

Por Fabian Chacur

Em show que encerrou a temporada 2012 do ótimo projeto Piano na Praça, que proporcionou shows gratuitos de grandes pianistas e compositores na Praça Dom José Gaspar, em São Paulo, Guilherme Arantes mostrou na tarde deste domingo (16) que sabe cativar uma plateia valendo-se apenas de piano e voz.

Antes do autor de Meu Mundo e Nada Mais, esteve em cena o excelente pianista Rogério Rochlitz, conhecido por trabalhos com o Trio Mocotó e o grupo Jambêndola, entre outros, e que investe em ótima carreira solo. Ele nos proporcionou belos temas instrumentais, fluentes e que iam do swingado ao reflexivo, sempre com muita categoria. Um jovem craque!

Guilherme entrou em cena às 13h05 e sapecou logo de cara hits como Amanhã, Raça de Herois, Meu Mundo e Nada Mais, Êxtase e Brincar de Viver. Totalmente confortável no estilo voz/piano, ele aproveitava para contar histórias deliciosas, entre uma música e outra.

Entre outros “causos”, nos falou do flerte com Marina Lima, o trecho que pegou emprestado de My Sweet Lord (de George Harrison) para compor a sua Cheia de Charme, a influência de For No One dos Beatles em Mania de Possuir, o tempo em que morou no Rio de Janeiro…

Não deu para não me sentir nostálgico, pois o primeiro show que vi deste brilhante cantor, compositor e tecladista foi em um dezembro e nesse mesmo formato, só que no ano de 1980 e tendo como local um espaço situado na estação São Bento do metrô paulistano.

John Lennon havia morrido há poucos dias, alguém da plateia pediu para que ele tocasse uma música do ex-beatle, e o músico admitiu não saber nenhuma delas de cor. Aí, alguém ofereceu uma revista com as cifras de Imagine e ele não se fez de rogado, atendendo a solicitação do fã e emocionando a todos.

Voltando a 2012, Arantes não só tocou os megahits como também relembrou ótimas e não tão conhecidas músicas de seu repertório como Bom Humor, Marina no Ar (homenagem feita em parceria com Nelson Motta ao “avião”) e Só Deus é Quem Sabe. Um instante mágico ficou por conta da homenagem que fez a seu pai.

Relembrando o fato de que seus pais se conheceram na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que fica exatamente ao lado da Praça Dom José Gaspar, Guilherme tocou um medley com Viola Enluarada/Chega de Saudade/Trem das Onze, canções pelas quais o saudoso pai tinha um carinho todo especial.

Ah, e teve Cuide-se Bem, uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos, que por alguma bênção de Deus me foi dedicada pelo autor e intérprete, nesse show. Um dos momentos mais emocionantes da vida deste que vos tecla, de longe!

O final, às 14h47, teve a sacudida Lindo Balão Azul como trilha sonora, com direito a uma bela mensagem de Natal a todos os mais de 200 presentes. Tipo da tarde bem aproveitada. E há quem se queixe de não ter boas opções de shows gratuitas em Sampa City. Eita povo reclamão!

Set list do show de Guilherme Arantes no projeto Piano na Praça:

Hino do Corinthians/Amanhã
Raça de Heróis
Meu Mundo e Nada Mais
Êxtase
Brincar de Viver
Muito Diferente
Sob o Efeito de um Olhar
Mania de Possuir
Um Dia Um Adeus
Só Deus é Quem Sabe
Toda Vã Filosofia
Bom Humor
Marina No Ar
O Melhor Vai Começar
Cheia de Charme/My Sweet Lord
Pot-pourry: Viola Enluarada/Chega de Saudade/Trem das Onze
Deixa Chover
Cuide-se Bem
Planeta Água
Lindo Balão Azul

Ouça Cuide-se Bem, com Guilherme Arantes:

4 Comments

  1. Fabian, parabéns pelo texto. Mostra exatamente como foi esta tarde maravilhosa ( e não chuvosa) de domingo em Sampa.
    Para quem quiser ouvir o Guilherme tocando o Hino e cantando amanhã neste show, segue o link.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ki2LT6Sqho8

  2. admin

    December 20, 2012 at 3:28 am

    Nossa, muito obrigado pelo elogio, que é enorme vindo de quem veio. Afinal, essas gentis palavras vem de um dos mais elogiáveis e competentes fã-clubes que conheço. E obrigado pelo link! Grande abraço e obrigado pela visita!

  3. Eu acho Guilherme Arantes um dos maiores compositores da história da música popular brasileira. Pronto, falei.

  4. Concordo contigo, Neder. Ele é excelente mesmo. Tem pelo menos umas 30 músicas fantásticas em seu currículo, entre as quais Amanhã, Cuide-se Bem, Deixa Chover, Um Dia Um Adeus, Meu Mundo e Nada Mais… Um dia irão dar o devido valor a ele por aqui. Tomara que isso ocorra logo. Grande abraço e obrigado pela visita qualificada!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2018 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑