Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Old is Cool é programa para o fã dos videoclipes clássicos

tommy tutone

Por Fabian Chacur

Quando o canal a cabo VH1 finalmente iniciou suas atividades no Brasil, fiquei com grande expectativa. O canal, espécie de MTV para adultos, possui provavelmente o melhor acervo de clipes e documentários musicais, com ênfase no rock e pop clássicos. Em pouco tempo, fiquei muito decepcionado, pois a opção de programação adotada aqui não foi das melhores.

A ênfase ficou em reality shows insuportáveis, programas feitos no Brasil sem grande consistência e forte presença de artistas que fariam muito mais sentido na MTV. A sorte é que, embora em pequeno número, existem atrações na grade desta emissora que atendem ao gosto de quem curte o que há de melhor na música, tipo That Metal Show. Ou o Old is Cool, alvo desta resenha.

Old is Cool é ótimo a partir de seu título, trocadilho (intencional ou não) com o termo old school, que no rap denomina a primeira geração daquele estilo e que é usada em geral para os clássicos dos diversos estilos musicais. Aqui, o alvo são videoclipes, especialmente os dos anos 80, mas com boa abertura para os anos 60, 70 e 90 também.

Nada de VJs chatos, nada de comentários, nada de programas temáticos, nada de nada. Apenas uma sequência de clipes girando de forma totalmente aleatória. Uma banda de hair metal dos anos 80 pode ser sucedida por acid jazz dos 90, pop dos 70 e rock britânico dos 60 em uma mesma sequência. Uma verdadeira montanha russa musical.

O critério “só sucessos” também não predomina. Você pode ver Money For Nothing, do Dire Straits, e logo a seguir uma faixa obscura do grupo Tommy Tutone, aquele do único (e fantástico) hit 867-5309 (Jenny). Ou Uptown Girl, megassucesso de Billy Joel, seguida pela hoje obscura pérola hard rock oitentista The Warrior, do extinto grupo Scandal.

Onde mais, na TV, você conseguirá ver um vídeo da seminal banda britânica XTC (no caso, o belíssimo Dear God), por exemplo? Já sei, no Youtube. Mas lá não dá para se ver em tela grande e com ótima qualidade de áudio e vídeo. Old Is Cool é exibido pela VH1 Brasil de segunda a sexta às 20h e também em horários alternativos. Vale a pena conferir, pois é uma forma de se recuperar o prazer em ver os velhos e bons videoclipes de forma deliciosa.

Earn Enough For Us– XTC:

867-5309 (Jenny)– Tommy Tutone:

The Warrior– Scandal:

1 Comment

  1. André P. Picoloto

    September 17, 2014 at 5:05 pm

    Eu adoro esse programa!! E gostaria de saber qual a música que toca na abertura dele!! Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑