mariza canta amalia 400x

Por Fabian Chacur

Um gênero musical só se eterniza quando novos artistas se dedicam a ele. E este é o caso do fado. Principal gênero musical oriundo de Portugal, essa modalidade musical repleta de passionalidade e sentimento atravessa gerações e se mantém por aí. Isso ocorre graças a artistas como Mariza, cantora portuguesa que há 20 anos ajuda a renovar e divulgar mundialmente esta musicalidade. Ela acaba de lançar o single Lágrima, divulgado por um belo clipe, prévia do álbum Mariza Canta Amália, que chegará às plataformas digitais no próximo dia 20.

O novo álbum de Mariza é uma homenagem ao maior nome da história do fado, a inesquecível Amália Rodrigues (1920-1999), cujo centenário está sendo celebrado este ano. O trabalho reúne dez músicas do repertório da icônica cantora e compositora, que não só ajudou a consolidar esse gênero musical como também lhe abriu horizontes, não se limitando apenas aos cânones originais, orientação seguida com categoria pela pupila.

Gravado no Brasil e em Lisboa, o disco conta com a produção de Jaques Morelenbaum, músico brasileiro com o qual a cantora portuguesa trabalha desde 2005. Além dele, músicos do gabarito de Cristóvão Bastos (piano) e Jorge Helder (baixo) também marcaram presença nas gravações.

Presença constante no Brasil, onde tem um fã-clube fiel, Mariza explica a motivação de ter, pela primeira vez, gravado um álbum só com músicas de sua maior inspiração: “Foi o melhor jeito que achei para prestar minha homenagem a Amália, e agradecê-la pelo legado e inspiração que ela nos deu”.

Lágrima (clipe)- Mariza: