Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Gravadoras: Pra quê? Pra quem?

Tatuí, agosto de 1996. Ouço uma música no rádio, me apaixono pela canção, pego a bicicleta e vou correndo para a loja de discos comprar o álbum da banda, e volto pra casa para ouvir.

São Paulo, agosto de 2006. O mesmo fã de rock ( este que vos escreve) ouve uma música numa webradio de Cincinnati, EUA, se apaixona por ela, e vai ao Google atrás de mais informações sobre o artista, e onde conseguirá aquela canção.

Sim, muita coisa mudou nestes 10 anos. A pessoas não saem atrás de música. As canções, que se materializaram na forma de arquivos, estão a disposição de todos aqui (no mesmo lugar onde você agora lê sobre música).

No backend muita coisa mudou também. Um quarto, alguns microfones, um PC poderoso, e alguns softwares são o suficiente para a gravação de um Nevermind. E as gravadoras? Mudaram? Sim, e não.

Seu papel já não é o mesmo, definitivamente. O marketing da banda, o intercâmbio com outros artistas pode ser feito por eles mesmos em sites como o MySpace.com , tramavirtual.com , entre outros.

ipod.jpgAs gravadoras podem fazer o que elas já vinham fazendo, e que dificilmente seria feito por outros com competência, que é a distribuição dos CDs. CDs? Alguém ainda compra CDs, num mundo de memórias Flash, HDs gigantes e players minúsculos?

Poucas almas ainda vagam atrás de CDs (pelo menos os originais). O momento é de transição. As lojas virtuais ainda não decolaram por aqui como aconteceu com o itunes lá fora, mas tudo mostra que o caminho é esse.

Se levarmos em conta o histórico descaso das majors com a música brasileira, tudo leva a crer que a mudança será para melhor.

1 Comment

  1. É meu amigo, o tempo vem modificando a forma de viver, de forma especial, o procedimento de ouvir. Entro nessa história toda com minha visão, de um cara querendo parceiros e colaboradores que. ao somarem seus trabalhos podem obter feitos consideráveis. Sou compositor instrumental. Não fiz nenhuma tentativa de divulgação do material que criei ao longo desses dez últimos anos. Agora acho que é hora de iniciar algo. Dessa forma, preciso inicialmente de apoio para aperfeiçoar a gravação das composições. Também preciso de um intérprete. Preciso ainda parceiros em gravadoras que gostem das músicas e também preciso da opinião e sugestão de pessoas que entendam ou que simplesmente gostem do assunto. Interessante como precisamos dos outros nessa vida…mas é altamente gratificante quando um projeto que envolve muitas pessoas começa a dar certo. Falo contigo apenas para trocar idéias. Como estou no começo de um plano, apenas quero pegar dicas com pessoas que vivem essa realidade há mais tempo!
    Grande abraço! Tudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑