Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Metallica – Metallica (Black album) 1991

black_album1.jpgAlguns álbuns mudam a história de uma banda, outros transformam um gênero, e outros alteram todo o cenário musical de uma época. O chamado “black album” do Metallica conseguiu tudo isso ao mesmo tempo ao levar o heavy metal aos primeiros lugares das paradas de sucesso em todo o planeta , e tornou uma banda até então obscura para o grande público em um fênomeno de massa.

Embora seja tecnicamente inferior ao anterior And Justice for All…, o álbum preto tem uma vitalidade e uma simplicidade que torna as suas canções mais “audíveis” ao público de FMs, e ainda sim, trazia toda o peso da banda (que entrou em queda livre depois daqui, culminando no desastre de St. Anger – o que pode ser visto no excelente documentário Some Kind of Monster).

Talvez o álbum não “decolasse” sem o riff marcante do primeiro single Enter Sandman. Essa canção consegue seduzir desde o fã de sertanejo até o rocker mais exigente por conta das notas precisas de Hammett, e a produção de Bob Rock que, pela primeira vez num disco do Metallica, conseguiu que a banda tivesse não só guitarra e bateria mas também um baixo audível em suas músicas.

Depois de Enter Sandman, uma coleção de hits vieram. Sad but True, Nothing Else Matters, a ótima Whatever I may roam…No entanto, aquela que, na minha opinião é a melhor do CD nunca se tornou um single: My Friend of Misery. Trata-se uma lindíssima composição do então baixista da banda ,Jason Newsted, que começa com belo dedilhado, e tem uma letra memóravel, quase um épico…pelo menos no meu velho Walkman preto.

Ouça ao dedilhado de My Friend of Misery, tocado por um fã da banda:
http://www.youtube.com/watch?v=0Z22aT0l5T4

3 Comments

  1. Bom disco, porém sei lá, nunca fui muito fã do Metallica, essa banda tem 3 discos bons, Kill ’em All , Ride The Lightning e Master of Puppets , o resto….é resto

  2. Tenho o and justice for all, parecia autêntico, este disco aqui, já me fez perder o humor com banda de heavy…virou algo mega…a partir disso e perdeu a graça

  3. Admiro o Metallica por ser a grande banda que é, mas não gosto muito deste Black Album. Muitos fãs costumam dizer que a banda se vendeu, o que eu concordo em partes, mas acho que a partir deste disco o grupo já não era mais o mesmo dos tempos de Master of Puppets (esse sim o melhor disco deles desde sempre), ou seja, eles mudaram totalmente de personalidade. Antes do Metallica, um outro grupo que traiu o rock foi o grupo alemão Scorpions, quando eles lançaram em 1984 Love at First Sting (o disco que contém “Rock You Like a Hurricane” e a chatíssima-insuportável “Still Loving You”). Nesta fase eles também já não eram os mesmos dos tempos de Lovedrive a Blackout e da fase com Uli Jon Roth. Ao contrário de outras bandas fiéis as suas raízes (como Iron Maiden e Judas Priest), nunca entenderemos o porque dessa mudança sonora que o Metallica e o Scorpions fizeram, mesmo que seja em décadas diferentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑