joao_donato.jpgTodos se lembram de Tom Jobim e João Gilberto quando falamos sobre o famoso ritmo que levou o nome do Brasil aos quatro cantos do planeta. Poucos se lembram, no entanto, que o acreano João Donato foi um dos percussores do estilo, influenciando praticamente todos os grandes expoentes do “banquinho e violão”, muitos dos quais seus amigos próximos, no Rio de Janeiro.

Pois ele está de volta num ótimo álbum ao lado da amiga Maria Tita, que brilhou no álbum A Blue Donato , de 1973. Agora, acompanhados por músicos de peso, Tita toca violão e canta na maioria das canções, ao lado de Ricardo Silveira, Donatinho, Adriano Giffoni, Sidinho Moreira e Edson Lobo, e Roberto Menescal, com arranjos bem elaborados pelo próprio Donato.

Embora os clichês da bossa nova sejam óbvios, e estão presentes em quase todas as letras, isso não deprecia o valor de um CD feito com tanto carinho e competência por um time de feras da nossa música. O ponto alto do disco fica na quasi instrumental Esperança, onde todos mostram o que sabem, e nos encantam já nos primeiros acordes.

“Toda Bossa é nova e você não liga se é usada”, canta Maria Rita no seu último disco ao vivo. Mas será mesmo? Ouça esse CD e tire suas conclusões.