Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Kanye West lança trabalho ao vivo impecável

Por Fabian Chacur

Kanye West ganhou a antipatia de muitos em 2009 ao invadir o palco na entrega dos VMAs da MTV americana e atrapalhar a comemoração da cantora country Taylor Swift, vencedora na categoria melhor vídeo.

West não a ofendeu, mas disse que achava um absurdo Single Ladies, da amiga Beyoncé Knowles, não ter levado o troféu, pois ele considera esse clipe o melhor de todos os tempos.

Há melhores formas de se protestar, e essa realmente foi grosseira. O cara foi execrado publicamente. Mas isso não pode fazer com que as pessoas só levem isso em conta na hora de analisar sua obra. Seria uma tremenda injustiça.

Seu recém-lançado pacote CD/DVD VH1 Storytellers (Universal Music) é a prova de que, educação ou senso correto de oportunidade à parte, ele é um dos melhores artistas do rap atual.

Gravado ao vivo e exibido pela emissora a cabo dedicada à música VH1 em fevereiro de 2009, trata-se de um trabalho luxuoso. De cara, traz a presença de uma ótima banda com direito a cordas, teclados, percussão e guitarras, quebrando aquele esquema de apenas rapper e DJ no palco.

West concentra fogo no repertório de seu mais recente álbum, 808 & Heartbreak (2008), incluindo também canções de Graduation (2007) e Late Registration (2005).

O som de Kanye West é mais melódico do que a média do rap, e se vale de elementos de canções alheias na medida certa, criando algo a partir disso e nao apenas ficando na mera cópia, como alguns colegas fazem.

A quase balada e com tempero sinfônico Robocop certamente surpreenderá quem acha que esse tipo de abordagem não daria certo no rap. Usada com bom senso e criatividade, deu demais.

Com bom arranjo de cordas e batida fortemente inspirada na disco music dos anos 70, Flashing Lights é simplesmente sensacional, com direito a melodia esplêndida, intervenções precisas de rap e linha melódica belíssima, além de irresistível em termos rítmicos. Para dançar até cair.

Amazing alterna momentos calmos com ataques mais agressivos, e equivale a uma evolução do estilo gangsta rap que predominou nos anos 90, com letra mais inteligente e sem cair no radicalismo panfletário.

Touch The Sky é deliciosa, e se vale com criatividade de elementos de um dos grandes clássicos do saudoso soulman americano Curtis Mayfield (1942-1999), a emblemática Move On Up.

Ainda mais sutil é a incorporação de células melódicas de Let’s Groove, do Earth Wind & Fire, na contagiante Good Life. Entre uma música e outra, West fala sobre a carreira, filosofia de vida, ídolos etc.

O DVD inclui três faixas adicionais que não foram ao ar no especial da VH1 e também o rapper respondendo algumas perguntas da plateia presente à gravação. Uma delas diz muito sobre como ele encara a música.

“Tem artistas que lançam oito discos que são, na verdade, a repetição do primeiro. Quero sempre buscar novidades, e que meus discos possam representar o meu crescimento como ser humano”.

VH1 Storytellers é um grande momento da carreira desse americano de 32 anos que esbanja talento, ousadia e qualidade musical. Tomara que tenha cabeça para seguir em frente e nos oferecer outras obras tão legais como essa.

2 Comments

  1. O DVD é lindo!!!!Sempre assisto quando vou passar roupa.

    A versão de Flashing Lights deste disco foi de matar.
    Eu comecei a prestar a atenção no Kanye West(assim como o Jay-Z) nas parcerias de deles e diga-se de passagem que são excelentes.
    Um dia eu liguei a TV e vi o clipe de American Boy da cantora Estelle com o Kanye West.O cara me ganhou ali.
    Depois eu vi a Flashing Lights com a Dwelle e ouvi a Beat Goes on com a Madonna neste último CD.Já era, já tinha me apaixonado pelo trabalho do cara.

    Pra mim, é um grande nome da atualidade.

    P.S; Eu estava vendo ao vivo o que ele aprontou no VMA. EU NÃO ACREDITEI.

    Saudações Chacur!

  2. admin

    April 10, 2010 at 12:21 am

    Ele realmente pisou na bola nos VMA, mas acontece com as melhores famílias. Perdoável, especialmente se levarmos em conta a qualidade de sua obra. E vem coisa nova por aí, e ainda em 2010, pelo que andei lendo. Vamos aguardar ansiosos….. Muito obrigado pela visita e volte sempre!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑