Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Macca conquista avós, filhos, netos etc em SP

Por Fabian Chacur

foto: Marcos Hermes/Divulgação

Da quarta vez, a gente nunca esquece.

Pelo menos, não no meu caso em relação aos shows que tive a honra de ver de Paul McCartney.

Dos três primeiros você já leu as minhas recordações aqui em Mondo Pop. Só para rememorar: foram dois no estádio do Maracanã, no Rio, em 1990, e um no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 1990.

O quarto eu tive a oportunidade de ver na noite deste domingo (21) no estádio do Morumbi, ao lado de 64 mil fãs entusiasmados.

Tinha de tudo, desde garotos novos até para serem fãs dos Restart e Fresnos da vida até senhores de 70 e 80 anos. Coisa linda!

Às 21h36, a fera entrou em cena mandando uma trinca Venus and Mars/ Rock Show/ Jet. O público foi ganho ali, logo de cara.

Daí em diante, o ex-beatle mostrou que continua cantando como nunca, tocando com aquela versatilidade de sempre e energia de adolescente.

Visivelmente emocionado com a receptividade do público presente ao Morumbi, McCartney deu tudo de si e fez um show realmente impressionante.

O set list matador parecia covardia, incluindo desde All My Loving, de 1963, até as mais recentes Highway e Sing The Changes, do projeto Fireman que o Macca tem com o produtor e ex-baixista do Killing Joke, Youth.

O show foi uma delícia de se ver e ouvir. Músicos no auge da forma tocando canções antológicas com o tesão lá na Lua. Jogo ganho desde o primeiro segundo.

É só olhar o set list no final desse post para sentir o drama.

Lógico que eu posso perfeitamente mandar uns highlights. E lá vamos nós.

Nunca pensei que ouviria 1985, uma das melhores faixas do antológico Band on The Run (o primeiro álbum de McCartney que comprei na vida; comecei bem, heim?).

E tocaram bem pacas, com direito àquele piano swingado, que o Macca se incumbiu de pilotar.

Amo Venus and Mars e Rock Show, e não disfarcei minha empolgação ao identificar os primeiros acordes das duas, na abertura do show deste domingo. No de segunda, a dobradinha deu lugar a Magical Mystery Tour.

O blues rock Let Me Roll It, com direito a uma alucinada versão instrumental de Foxy Lady, do mestre James Marshall Hendrix no final, foi outro tiro certeiro. Mais um clássico de Band on the Run.

Live and Let Die está no set list de Paul desde que ele retomou as turnês, em 1989, e sempre tem aqueles efeitos pirotécnicos no meio. Mas acho que, desta vez, a coisa foi ainda melhor.

I’ve Got a Feeling é um dos momentos mais fantásticos do fantástico álbum Let It Be, que alguns insistem em dizer que é ruim.

Ruim, um disco dos Beatles? Isso não existe. Ponto! O “pior” álbum dos Fab Four supera discografias completas de bandas metidas a besta por aí.

E teve o bom humor do baterista Abraham Laboriel Jr., um dos melhores que já vi ao vivo.

Além de tocar muito, ele aproveitou a música Dance Tonight, que não usa bateria, para mandar bala em uma hilariante coreografia de dança que incluiu passos da Macarena e do John Travolta de Os Embalos de Sábado à Noite. De rolar de rir!

O brilho nos olhos de Paul McCartney indicam que dificilmente ele largará os palcos. Pode ser até que ele reduza o número de shows, as distâncias para onde irá etc .

Mas parar de cantar ao vivo acho difícil, pois definitivamente essa é uma das coisas que movem o ex-beatle. O cara ama isso.

Devo ter visto mais de 500 shows durante os meus 49 anos de idade. Provavelmente mais de mil, sei lá.

Mas vou cravar: o melhor de todos foi o de Paul McCartney no estádio do Morumbi no dia 21 de novembro de 2010.

Paul McCartney em São Paulo -21/11/2010 – Set List

Venus and MarsRock Show

Jet

All My Loving

Letting Go

Drive My Car

Highway

Let Me Roll it

The Long and Winding Road

1985

Let  ‘Em in

My Love

I´ve Just Seen a Face

And I Love Her

Blackbird

Here Today

Dance Tonight

Mrs. Vanderbilt

Eleanor Ribgy

Something

Sing the Changes

Band on the Run

Obla Di Obla Da

Back in the U.S.S.R.

I’ve Got a  Feeling

Paperback Writer

A Day in the Life/ Give Peace a Chance

Let it Be

Live and Let Die

Hey Jude

Bis 1

Day Tripper

Lady Madonna

Get Back

Bis 2

Yesterday

Helter Skelter

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band/ The End

3 Comments

  1. Fabian eu te vi no show, gritei teu nome mas voce nao escutou hehe, tirei uma foto tua haha

  2. admin

    January 25, 2011 at 12:36 am

    Nossa, tinha tanta gente lá e o show foi tão bom que não ouvi coisa alguma….ehehehehe Quero essa foto, manda pra mim!!!!! Grande abraço, Daniel, e muito obrigado pela visita, volte sempre!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2019 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑