Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Samba de Maria Rita é sem alma

A carreira de Maria Rita tem como grande marca a utilização ostensiva do marketing. Desde o início, a filha de Elis Regina e César Camargo Mariano é vendida como a nova grande cantora, a legítima sucessora da Pimentinha, a nova diva da canção brasileira. Em 2003, quando do lançamento de seu primeiro CD, auto-intitulado, a Warner usou como slogan “a cantora que todos esperavam”. E aí, tivemos o quê? Um trabalho de alto profissionalismo, totalmente formatado para agradar aos fãs de MPB nos moldes dos anos 60/70, com uma intérprete tecnicamente bem dotada, mas sem o que de fato importa: alma. Mas a propaganda massiva rendeu boas vendas, shows lotados etc.

Segundo, o “originalmente” intitulado trabalho que deu seqüência à carreira da moça em 2005, veio na linha “mais do mesmo”, só que com um repertório inferior, e vendeu bem menos, embora tenha mantido a moça nas manchetes. E, agora, chega a vez de Samba Meu, dedicado ao mais brasileiro dos ritmos.

Bem, para cantar samba de forma convincente, é preciso ginga, swing, jogo de cintura. Ou seja, tudo que Maria Rita não apresenta em momento algum. Lógico que isso não poderia dar certo. E a agora trintona intérprete, para piorar ainda mais as coisas, escolheu mal o repertório, com seis músicas de safra não muito inspirada do bom sambista Arlindo Cruz. Tá Perdoado, a faixa de trabalho, chega a ser constrangedora, de tão banal, mesmo caso de Corpitcho. Os arranjos são refinados, mas pouco ajudam a dourar essa pílula sem graça. O Homem Falou, de Gonzaguinha, é um dos momentos menos inofensivos, ao lado de Maria do Socorro.

No geral, Samba Meu é mais uma prova de que produto de marketing bem vendido e bem embalado, mas sem conteúdo consistente, tende a ser rejeitado por quem pensa ser arte mais do que apenas brilho e badalação. Sem tanto marketing dando suporte, é o tipo do disco que passaria batido, assim como os dois anteriores também teriam.

11 Comments

  1. mpb vai sair do chão há, há, há!

  2. a casa vai cair pro o kylocyclo.

  3. victor e léo é o furação da música sertaneja.

  4. eu concordo com voce a carreira da Maria Rita é muito duvidoso para mpb, há a casa vai cair pro jornalista alexandre figueiredo pereira.

  5. Todo Mundo fala que o Benito De Paula é brega, mas quando o Roberto Carlos gravou a música quero ver voce de perto de 1974 é cultura é chique quanta bobagem.

  6. lulu santos, chico césar e editor do preserve rádio am são tres hipócritas.

  7. Alexandre Figueiredo

    July 21, 2009 at 3:18 pm

    Olavo Bruno, você é filho do Olavo de Carvalho? Parece tão reacionário quanto o pai.

    Você deve ser funcionário da Rede Globo disfarçado, deve ser produtor do Domingão do Faustão. Ou então, é estagiário ou assessor desses artistas bregas que aparecem na TV aberta. Sem dúvida alguma, você quer atirar pedras no escuro, disfarçado de cidadão comum.

    Sua inveja contra o que O Kylocyclo e Preserve o Rádio AM divulgam tira-lhe o sono, essa inveja verdadeira, rancorosa, essa inveja que quer proteger os medíocres cantores que fazem sucesso às custas de um bom pistolão na grande mídia.

    Você, Olavo Bruno, é que verá sua casa cair, e você irá negar até que o último escombro dessa casa desabe. Você não se satisfaz em gostar dos “artistinhas” bregas, não aguenta ver comentários contrários.

    Você, Olavo Bruno, está de mau com a vida, deve ter levado um fora da mulher, deve ter levado muito chifre para agir assim dessa forma rancorosa. Tenho pena de você, seu reacionário. Você é que é hipócrita. Você é que está de mau com a vida. Infelizmente você se dará mal, e não sou eu que rogo, porque tenho pena de pessoas infelizes como você. É você que, com esse rancor todo, que determinará o preço de seu reacionarismo.

    Em todo caso, eu lhe dou um conselho em seu benefício: corra pros braços de Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, do seu “pai” e xará Olavo de Carvalho, que eles lhe protegerão diante da próxima tempestade. E não fique dizendo depois que é “esquerdista” porque essa mentira não cola não. Tá na cara que você é reacionário, da pior espécie.

  8. Alexandre Figueiredo

    July 21, 2009 at 4:05 pm

    O melhor fã de um ídolo é aquele que não se preocupa em espinafrar quem não gosta desse ídolo. Você, infelizmente, agiu muito mal como fã, se é que você é apenas fã ou trabalha para alguém na mídia.

    Se você fosse sensato, curtiria sozinho com seus amigos o Victor & Léo, a axé-music, o Benito Di Paula, etc., e não teria escrito esses comentários grotescos e violentos. Ficava na sua.

  9. Calma, pessoal, calma! São só opiniões, e cada um tem a sua, e tem o direito de divulgá-las, se for de forma civilizada e articulada. O que eu penso sobre a Maria Rita está no texto acima. Quem concordar, ótimo. Quem não concordar, ótimo do mesmo jeito. Não sou dono da verdade, e ninguém o é. Paz na terra, liberdade de expressão e viva a boa música!!!!!

  10. Alexandre Figueiredo

    August 19, 2009 at 4:00 pm

    Liberdade de expressão para um carinha que faz comentários violentos contra meu blog não pode. Um cara como o Olavo Bruno deveria ficar quieto em casa ouvindo os “sertanejos” que ele adora, e não ficar desmoralizando blogs e pessoas que não pensam as mesmas coisas que ele. Ele que vá elogiar Vítor & Léo escrevendo para o Faustão, para o Gugu, até para o Sarney, que beneficiou, junto com Collor e ACM, todos esses nomes do breganejo, da axé-music e derivados que ele defende.

    Eu que fico com minhas críticas no meu blog.

  11. Olavo Bruno, senti falta dos seus textos “pró-sertanejo” nos fóruns do portal Movimento Country.

    Onde estão mesmo seus “brilhantes” textos? Será que sua “sabedoria” é tal que seus textos evaporam transformando-se em éter ou será que você é tão reacionário que arrumou problema até com seus coleguinhas de causa?

    Pelo jeito a segunda opção é a verdadeira, não é?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑