Em primorosos relançamentos, chegam ao formato CD trabalhos essenciais da carreira do mestre maior da soul music brazuca.Não tem para ninguém. Quando o assunto é soul music à brasileira, ninguém foi, é ou será maior, melhor e mais importante do que Tim Maia (28.9.1942/15.3.1998). Sebastião Rodrigues Maia não só pode ser considerado o inventor dessa vertente musical no Brasil, como também deu à mesma um inconfundível tempero nacional, misturando-o com forró, samba, bossa nova, baião e o que mais lhe surgisse à mente. Dois importantes trabalhos de sua rica discografia enfim chegam ao mercado no ainda pertinente formato CD, e são absolutamente indispensáveis.

Tim Maia RacionalTim Maia Racional Vol.1 saiu em 1975, momento em que o artista se envolveu com a seita Mundo Racional, do livro Universo Em Desencanto. Foi o primeiro trabalho que lançou pela via independente. A música mais conhecida é Imunização Racional (Que Beleza), balada envolvente e regravada por Gal Costa e diversos outros artistas. As músicas são tão boas que nem mesmo as letras doutrinárias conseguem quebrar o clima, maravilhas do tipo Rational Culture (com mais de 12 minutos de duração), Bom Senso e Leia o Livro Universo em Desencanto. A influência do som de Isaac Hayes, Curtis Mayfield, James Brown e War se faz presente, combinado a fartas doses de brasilidade. De quebra, o CD da Trama traz as nove faixas em duas versões, a remasterizada com a tecnologia atual e a outra com a sonoridade do vinil original.

Tim Maia (1977)Tim Maia (1977) marcou a primeira parceria do artista com a gravadora global Som Livre. Se as letras aqui investem em uma leveza alto astral sem a menor preocupação em divulgar nada que não seja paz, amor e felicidade, as músicas tem tanta consistência e swing quanto as do celebrado Tim Maia Racional. Pense Menos, quase que um manifesto contra a seita que ele havia abandonado há tão pouco, entrou em trilha de novela, e foi o principal hit do disco, junto com a sensual Venha Dormir Em Casa. Feito Para Dançar, É Necessário, Ride Twist And Roll e Let It All Hang Out são outros grandes momentos. Belo trabalho de remasterização e recuperação de capa e ficha técnicas originais da série Som Livre Masters, pilotada pelo titã Charles Gavin.