LennonChega às lojas brasileiras versão remasterizada e com faixas-bônus de Walls And Bridges , gravado por John Lennon quando estava separado de Yoko Ono.

Existem artistas que produzem o melhor de suas obras quando estão infelizes. John Lennon tinha levado um bico nos fundilhos de sua amada Yoko Ono em 1974, e mergulhou naquilo que ele posteriormente denominaria “lost weekend”, que na verdade, durou quase um ano. Nesse período, namorou com a secretária May Pang, tomou porres homéricos com Harry Nilsson e gravou um disco sublime, provavelmente o melhor de sua carreira. Walls And Bridges volta às lojas brasileiras via EMI, em caprichada versão remasterizada com faixas bônus.

A primeira coisa a chamar a atenção é a produção refinada, a cargo do próprio ex-Beatle e com o apoio de arranjadores, músicos e técnicos de estúdio de primeiríssima linha como Roy Cicalla, Jim Iovine, Jesse Ed Davis, Klaus Woorman e Nicky Hopkins. Arranjos de cordas precisos, vocais elaborados, tudo no seu devido lugar, e sem direito à bagunça organizada que reina em alguns dos discos de Lennon. Várias das letras refletem a falta que a parceira lhe fazia, como a sacudida Going Down On Love , o energético funk What You Got (com versos como “você não sabe o que tem até perdê-lo”) e a bluesy Scared . O espírito pop prevalece nas festeiras Whatever Gets You Thru The Night e Surprise Surprise (Sweet Bird Of Paradoxx) , ambas com participação especial de Elton John. O clima de soft soul marca a lírica Bless You , enquanto a sutil balada Old Dirt Road conta com Nilsson nos vocais. Mas o grande momento fica por conta da maravilhosa balada #9 Dream , verdadeiro delírio sonoro com raízes fincadas no psicodelismo dos Beatles e um arranjo de cordas estupendo. De letra sarcástica, Steel And Glass é, musicalmente, um descarado auto plágio da célebre How Do You Sleep? (do álbum Imagine -71), aquela que desce o cacete no Paul McCartney.  O rock instrumental Beef Jerky é bem divertida, e o álbum original encerrava-se com uma versão de um minuto de Ya Ya na qual Lennon tem a acompanhá-lo na bateria o filho Julian, com seus dez aninhos.

Temos três faixas bônus: Whatever Gets You Thru The Night , em gravação ao vivo feita em 28 de novembro de 1974 em um show de Elton John, e nos bastidores do qual John reencontrou e se reconciliou com o amor de sua vida. A versão alternativa de Nobody Loves You When You Down And Out é simpática, e a última faixa traz uma entrevista de quase quatro minutos com o astro, endereçada à equipe da gravadora na Inglaterra. “Bem, se vocês gostarem do disco, vendam-no, se não gostarem, vendam-no assim mesmo, estamos no mesmo barco”, diz, com seu senso de humor sempre ácido.
Clipe promocional de #9 Dream :
http://www.youtube.com/watch?v=ZeAyiRQxSAM
John Lennon e Chuck Berry cantam ao vivo Johnny B.Goode ao vivo em 1972 na tevê americana :
http://www.youtube.com/watch?v=CZXuvWIkBpc
O áudio, com fotos ilustrativas, de Lennon e Elton John ao vivo em novembro de 1974 cantando I Saw Her Standing There :
http://www.youtube.com/watch?v=lXdcgSUrp4Y
Site oficial :
http://www.johnlennon.com/