weird.jpgVocê lembra de um cantor chamado Renato Barbosa, intitulado por Silvio Santos como o Rei da Paródia? Provavelmente, não. Tudo bem, não se espante. Isso faz aproximadamente 20 anos e o Rei da Paródia nunca conseguiu gravar um LP que alcançasse tamanha vendagem para lhe valer a alcunha de Rei.

Mas se o Rei da Paródia, falecido em 2003, estivesse vivo hoje? A chance dele se virar proprietário de um trono da mais alta estirpe aumentaria consideravelmente. Duvida?

Então analise o caso do músico Weird Al Yankovic, famoso por suas paródias. Depois de ralar por mais de 30 anos e lançar (acreditem) 12 álbuns, nosso digníssimo Yankovic conseguiu um feito desejado por muitos artistas de ponta: emplacou um álbum entre os 10 mais vendidos da Billboard, a bíblia da música norte-americana.

Straight Outta Lynwood , o tal álbum, tomou de assalto a décima posição da Billboard 200, que lista semanalmente os 200 álbuns musicais mais vendidos. Como ele conseguiu esse feito? A resposta está na ponta da língua: seu sucesso está totalmente ligado a popularidade que conseguiu por meio da internet. E mais, o single White and Nerdy ficou em nono lugar na lista Billboard Hot 100!!!!

Tamanha repercussão transformou o bravo parodiador em celebridade instantânea, com direito a entrevista no site da mega corporação das comunicações CNN. “O vídeo ( White and Nerdy ) ganhou muita atenção, e a proliferação em lugares como o YouTube foram de grande ajuda”, comentou. Outro meio bastante utilizado por ele foi o MySpace, site de relacionamentos do qual o músico faz parte desde julho de 2006 e no qual até hoje já incluiu mais de 210 mil contatos.

E tem mais, na loja do iTunes, usada proprietários de iPod, White and Nerdy ficou entre o Top 5 de músicas mais baixadas por diversas semanas.

Diferente de outros músicos que adoram criticar a internet em razão da questão dos direitos autorais, Yankovic está rindo a toa. Nunca fez tanto sucesso (entenda por shows), deu tanta entrevistas, foi tão popular e, como conseqüência, faturou tanto. 

No site do artista, http://www.weirdal.com, é possível baixar versões gratuitas das músicas You’re Pitiful , paródia de You’re Beautiful , de James Blunt, que não pôde entrar no novo CD, além de Don’t Download This Song , que fala das redes de compartilhamento de arquivo.
Confira o clipe de White and Nerdy:
http://www.youtube.com/watch?v=rWs1FF-BS7c
Acesse o site do figura:
http://www.weirdal.com/

Conheça mais da vida dele:
http://en.wikipedia.org/wiki/%22Weird_Al%22_Yankovic