rod.jpgEsse, pelo visto, será relembrado como um ano de grandes notícias para artistas veteranos nas paradas de sucesso dos EUA. Após disco póstumo de Johnny Cash e o mais recente de Bob Dylan (leia em http://mondopop.net/blog/?p=180), agora é a vez de Rod Stewart comemorar a façanha de atingir o topo da Billboard, o ranking mais importante para o mundo pop mundial. O disco é Still The Same…Great American Rock Classics Of Our Time (leia mais em http://www.mondopop.net/blog/?s=rod+stewart), que vendeu esta semana 184 mil cópias e o elevou ao primeiro lugar, destronando o grupo Evanescence, líder na semana anterior.

É a segunda vez nesta década que o consagrado roqueiro britânico atinge tal objetivo, tendo sido a anterior em 2004, com o álbum The Great American Songbook Volume 3 . Rod viveu seu auge em termos de paradas de sucesso nos anos 70, quando emplacou dois álbuns no número um da terra de Bill Clinton, Every Picture Tells a Story (1971, que inclui Maggie May ) e Blondes Have More Fun (1979, de Do Ya Think I’m Sexy? ) Para completar o cenário, encontram-se no top 10 americano discos de artistas “das antigas” como os cantores country Jimmy Buffett e George Strait (respectivamente em quarto e oitavo lugares) e o jazzista/rei dos standards Tony Bennett (quinto lugar).

Isso pode ser indicação de uma tendência possível: como a molecada está baixando músicas direto da internet, por vias legais ou não, os CDs estão sendo cada vez mais objeto de consumo das faixas de idade mais elevadas. Se bem que tal argumento se quebra se levarmos em conta as maiores vendagens do ano, que são de Justin Timberlake, Beyoncé e Evanescence, cujos trabalhos são totalmente focados na molecada.

Rod Stewart canta Maggie May ao vivo em 1971 com The Faces :
http://www.youtube.com/watch?v=hD7PAetIQb8
Rod Stewart canta trechos das músicas de Still The Same……:
http://www.youtube.com/watch?v=Hslum4d85gY