Por Fabian Chacur

Com mais de 40 anos de carreira, Neil Diamond é um dos astros mais bem-sucedidos da história da música pop. Cantor, compositor e músico, emplacou dezenas de hits nos charts, incluindo três deles no primeiro lugar da parada ianque de singles: Craklin’ Rosie (1970), Song Sung Blue (1972) e You Don’t Bring Me Flowers (1978-dueto com Barbra Streisand).

Curiosamente, nunca havia atingido o primeiro lugar com um de seus álbuns. Mas valeu a espera. Home Before Dark, seu novo CD, entrou na parada da Billboard direto no primeiro posto, vendendo 146 mil cópias. Sua participação em episódio da edição 2008 de American Idol pode ter sido decisiva para tal façanha.

Home Before Dark é o segundo trabalho de Diamond a ser produzido por Rick Rubin, conhecido por atuar ao lado de Red Hot Chili Peppers, Tom Petty, Beastie Boys, Slayer, Johnny Cash e inúmeros outros. O anterior, 12 Songs, de 2005, já havia sido um sucesso, vendendo um total de 571 mil cópias e batendo no quarto lugar nos EUA. A cantora Natalie Maines, do grupo Dixie Chicks, marca presença em Another Day (That Time Forgots), e dois músicos da banda de Tom Petty, os ótimos Mick Campbell e Benmont Tench, tocam no álbum todo.

No início da carreira, Neil Diamond se notabilizou como compositor de hits como I’m a Believer e A Little Bit Me A Little Bit You, gravados pelos Monkees. Depois, emplacou com a própria voz maravilhas do naipe de Heartlight, Desirée, Girl You’ll Be a Woman Soon, Sweet Caroline, Longfellow Serenade e September Morn’ . As trilhas dos filmes Jonathan Livingston Seagull (1973) e The Jazz Singer (1980, este estrelado por ele próprio) também lhe renderam muito sucesso.

Confira Neil Diamond participando de American Idol, cantando “Pretty Amazing Grace”:

[youtube]AKwLMzjL7Ik&hl=pt-br[/youtube]