Por Fabian Chacur

Quando se apresenta no exterior, algo que ocorre freqüentemente em sua carreira, Ivan Lins costuma apresentar espetáculos um pouco diferentes dos que faz por aqui. Os arranjos são um pouco mais swingados, e, principalmente, rolam mais espaços para as improvisações instrumentais.

Também ocorre a inclusão de canções que, embora não tenham tido tanta repercussão no Brasil, tornaram-se standards dele lá fora. Como forma de apresentar ao fã tupiniquim esse formato que utiliza em outras plagas, o cantor, compositor e músico carioca lançou em 2007 o CD/DVD Saudades de Casa, registrado nos ensaios para uma turnê pelo Japão. Agora, ele está viajando pelo país, e passou por Sampa City no último fim de semana.

Simpático e bastante comunicativo, Ivan aproveitou para falar sobre as músicas, criticar com veemência o governo Lula e explicar o contexto em que o show foi concebido. Sua banda é composta por cinco músicos, dos quais se destacam o veterano Téo Lima (bateria) e os jovens e talentosos Marco Brito (teclados) e Leonardo Amuedo (guitarra e violão).

O entrosamento entre eles é grande, o que possibilita improvisos de grande qualidade estética e técnica. O repertório não se restringe ao apresentado no CD/DVD, acrescentando canções como O Amor é o Meu País, Madalena, Velas Içadas e Dinorah Dinorah.

Do novo trabalho, espécie de retrospectiva da carreira, tivemos A Gente Merece Ser Feliz, Vitoriosa, Depois dos Temporais, Depende de Nós, Saudades de Casa e Formigueiro. Mesmo alguns problemas com a voz, habituais nos shows do autor de Começar de Novo, não atrapalharam um espetáculo que agradou em cheio o público presente no Sesc Pinheiros (SP).

Ivan Lins canta ao vivo Vitoriosa:
http://br.youtube.com/watch?v=B4BabynzlYc