Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Morre Ron Asheton, guitar hero dos Stooges

Por Fabian Chacur

 

Os fãs de rock, especialmente aqueles que curtem o som punk, estão de luto. Foi encontrado morto hoje, em sua casa na cidade de Ann Harbor (Michigan-EUA), o guitarrista Ronald Franklin Asheton Junior, mais conhecido pelo nome artístico Ron Asheton (à esquerda, na foto acima). Ele tinha 60 anos de idade, e estava sem vida em sua cama provavelmente desde a passagem do ano. A polícia entrou na casa após ser chamada por Dara Hytinens, assistente pessoal do músico, que se preocupou após tentar contato com ele nos últimos dias, sem sucesso. Não se sabe ainda a causa mortis, que só será descoberta após autópsia, mas ele sofria de pressão alta. “Estou chocado, perdi meu melhor amigo”, afirmou Iggy Pop em seu site oficial (www.iggypop.com ). Junto com o irmão Scott (bateria), o vocalista Iggy Pop e o baixista Dave Alexander, Ron (nascido em 17-7-1948) fundou em 1967 os The Stooges, banda considerada uma das precursoras do punk rock. Seus discos The Stooges (1969) e Fun House (1970) fazem parte da discoteca básica de todo fã de rock que se preze, com direito a clássicos do naipe de I Wanna Be Your Dog, No Fun, 1969 e TV Eye. Participou, como baixista, do terceiro álbum de estúdio da banda, Raw Power (1973). O grupo voltou a atuar, integrado por Iggy, Mike Watt e os irmãos Asheton, em 2003, com um show no festival de Coachella (EUA) e a gravação de quatro faixas no álbum-solo de Iggy intitulado Skull Ring. Em 2005, eles se apresentaram ao vivo no Brasil, e em 2007, saiu um CD de inéditas, The Weirdness. Entre uma era e outra dos Stooges, Ron integrou bandas como The New Order (não confundir com a inglesa), Destroy All Monsters, New Race, Emptyset e The Power Trane. Seu estilo ardido e agressivo de tocar o levou a ser eleito o 29º melhor guitarrista da história do rock, em enquete feita pela revista Rolling Stone.

 

The Stooges tocam I Wanna Be Your Dog ao vivo-2004:

 

http://br.youtube.com/watch?v=iSN-Y1W4Jm4

 

2 Comments

  1. vladimir rizzetto

    January 8, 2009 at 4:02 pm

    Que pena!
    Os Stooges são fantásticos e todos os seus álbuns são discoteca básica mesmo! O meu preferido é Fun House, que antecipa, além do punk, o heavy metal que viria a se consolidar apenas nos anos de 1980, com as bandas Judas Priest e Iron Maiden, entre outras.
    Eu, particularmente, não gostei muito do Weirdness, esperava mais da banda, porém, o álbum anterior de Iggy Pop, Skull Ring é um discaço! As faixas em que os irmãos Asheton tocam são furiosas!
    Ron se foi, mas o legado que ele nos deixou é eterno!

  2. Bela opinião, Rizzetto, concordo com ela. De fato o The Weirdness deixou um pouco a desejar, mas o Skull Ring é uma pedrada, com participações especiais legais e muito pique. O cara vai deixar saudades!!!! Grande abraço, e obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑