Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Coletânea de Bob Marley é melhor do que aparenta

Por Fabian Chacur

 

Intitulada Simply Bob Marley Hits-Double Platinum Collection, acaba de chegar às lojas brasileiras via ST2 uma nova coletânea dupla do eterno rei do reggae, Robert Nesta Marley (1945-1981). A apresentação visual é linda, mas oferece informações mínimas em relação a seu conteúdo. Uma pagininha de encarte, contendo só os nomes das 30 músicas, seus autores e mais nada. Garanto que muitos irão achar que não se trata de fato de um trabalho original do reggae man. No entanto, é. Vamos a uma análise do material contido aqui.

Simply Bob Marley Hits cobre o período compreendido entre 1968 e 1972, durante o qual Bob Marley gravou em vários selos jamaicanos. Em 1973, ele assinaria com a Island Records, e a partir daí, ganharia fama mundial. A fase abrangida por esta coletânea é bastante rica, e equivale ao início da consolidação de Bob Marley & The Wailers, grupo que também incluía Peter Tosh e Bunny Livingstone, além de vocais de apoio da mulher do reggae man, Rita. Vinte faixas foram produzidas por Lee “Scratch” Perry, um dos nomes seminais da história do reggae, que se apresentou ao vivo no Brasil em 2007, na Via Funchal (SP). Entre elas, clássicos iniciais do grupo, como Natural Mistyc, Soul Rebel, Trenchtown Rock, Small Axe, Keep On Moving (do soul man americano Curtis Mayfield)  e Kaya, alguns deles regravados depois na Island. Sete mostram a banda conduzida pelo produtor Leslie Kong em 1969, como Soul Shakedown Party (a que ficou mais conhecida) e Stop The Train. As três restantes foram registradas na JAD Records de Johnny Nash, entre elas Treat You Right. Os vocais e o instrumental das canções é bem minimalista, e com uma parte rítmica excelente. Se não chega a ser tão boa como Legend, coletânea de 1984 que é simplesmente o disco de reggae mais vendido da história, com 10 milhões de exemplares comercializados nos EUA e outro número semelhante no resto do mundo, Simply Bob Marley Hits é bastante recomendável, mesmo sem oferecer informações mínimas a seu comprador. Compre sem susto.

 

Trechtown Rock ao vivo com Bob Marley & The Wailers:

 

http://www.youtube.com/watch?v=1uW_-Ookzt4

 

4 Comments

  1. Caro Fabian, sou fã do mondo Palmeiras e sempre que posso dou uma passada aqui no Mondo Pop.

    Eu estou começando um blog com notícias e outras coisas sobre rock, somente rock, e como você escreve textos ótimos sobre bandas de rock, eu queria sabe se você autoriza eu posta seus textos no meu blog??, claro que os créditos serão todos seus e etc.

    Abraço

  2. Caro Bruno: antes de tudo, muito obrigado pelas visitas e pelo elogio, também. Autorizo, sim, meu caro, sem problemas, basta dar os créditos. Grande abraço, tuuuudo de bom, e viva o nosso Alviverde Imponente!!!!!

  3. Marcelo Covoes

    June 13, 2009 at 1:41 pm

    Rapaz , fiquei fora por umas duas semanas ( nesse interim fiz uma operação ) e quando voltei até demorei pra colocar as resenhas em dia de tanta coisa boa ! The Who , Bob Marley e Sisters of Mercy , dão uma boa idéia do nível da casa . A César o que é de César ! Ave Chacur !

    Sobre a coletânea da matéria , me chamou atenção o fato de você ter verificado um item que eu acho profundamente irritante quando se fala do nível de algumas compilações desse tipo . Ora , muitas vezes você pode ser um grande fã do artista em questão , mas também pode não saber uma linha sobre o mesmo . Eu me coloco na posição de um iniciante quando compra um disco desses . Muitos desse discos não tem sequer o nome dos músicos , e em muitos casos , nem o autor das músicas . Informações sobre produção , gravação , etc , então nem se fala . Você que se vire e seja curioso pra ir atrás . Por isso em geral dou prefrência pra discos de carreira , com algumas exceções , porque as vezes se trata de algum nome que não tem nenhum produto decente no mercado atualmente .

  4. fabian chacur

    June 14, 2009 at 2:24 am

    Antes de tudo, eu é que agradeço sua presença qualificada por aqui, meu caro Marcelo. Depois, tem gravadora que reclama quando seus produtos não vendem. O descaso com as informações nos produtos lançados, especialmente coletâneas, costuma ser absurdo. A função básica de uma compilação é ou servir de introdução à obra do artista, ou então reunir gravações raras do mesmo, ou ainda dar uma geral em seus maiores sucessos. Se não tiver informações suficientes, como o comprador poderá se informar corretamente? É complicado. E alegar “aumentaria o custo” é rídiculo, comparável a querer vender sapato sem sola para reduzir o preço do mesmo (rsrsrsrsrs). Grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑