Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Walkman completa 30 anos em plena mutação

por Fabian Chacur

Há 30 anos, surgia um novo objeto de desejo para os jovens de todo o mundo: o walkman. Criado pela Sony, o player permitia ao seu feliz proprietário ouvir música enquanto andava na rua, corria, viajava ou coisa que o valha, com a opção de escolher entre a programação das rádios ou a sua própria, em fitas cassete. Totalmente portátil! Em pouco tempo, tornou-se uma verdadeira mania, e mudou de uma vez por todas o modo de se ouvir música. Durante um longo período de tempo, esse formato original apenas se refinou, sem deixar de seguir o conceito inicial. Com o surgimento dos CD players portáteis no final dos anos 80, surgiu um problema para quem desejou migrar do walkman tradicional de fita cassete para a inovação emergente: os solavancos faziam com que o disco digital pulasse, causando um desconforto óbvio. As empresas até lançaram aparelhos consertando esse incômodo, mas foi a partir do surgimento dos MP3 players que, enfim, o antigo walkman encontrou seu digno sucessor. Ou melhor, dignos sucessores, pois novas e apetitosas opções surgem a cada dia: celulares com rádio e espaço para armazenamento de música, Iphones e por aí vai. Admito que não curto muito ouvir música com fone de ouvido, mas que se trata de uma belíssima forma de fugir dos insuportáveis ruídos das grandes (e até das não tão grandes!) cidades, lá isso é. E sempre que penso em walkman, lembro do álbum Pocket Full Of Kryptonite, dos Spin Doctors. A explicação é simples: quando o mesmo saiu, em 1992, a Sony tentava no Brasil incentivar o consumo de um novo tipo de fitas-cassete de melhor qualidade, e foi nesse formato que eu recebi o álbum. Ou seja, as primeiras audições que fiz desse disco, para mim um dos melhores dos anos 90 no setor rock, foi em walkman. Só depois eu o adquiri em CD. E uma coisa é certa: seja de que forma for, e em que formato for, ouvir boa música é um dos grandes prazeres da vida, e sem contra-indicações!

Videoclipe de Jimmy Olsen’s Blues, faixa de abertura de Pocket Full Of Kryptonite:

http://www.youtube.com/watch?v=YVPhkz6UOCs

4 Comments

  1. Ha!Se eu contasse, você não iria acreditar.

    Mas, eu sempre curti música e em 1986 ganhei dois presentes batutas: um HEADPHONE (lembra ?) e um rádio Sanyo que dava pra colocar fones.(ouvi muito Metrô, RPM neles, rsrsrs).

    O walkman mesmo veio só em 1990, para ouvir fitas K7 enquanto andava de patins.Eu sempre detestei Discman por causa dos “pulinhos” do CD e fui ter o meu primeiro só no início desta década, da Sony que tem uma função de não deixar o CD pular, próprio para quem queria ouvir CD em Academia.Mas era bonitinho e muito frágil e em 2 anos não funcionva mais nada.

    Em pleno 2003/2004 eu ainda gravava fita e ouvia walkman, mais econômico em termos de pilha e rendia muito mais tempo.

    Há ainda o MP3 Player que todo mundo teve entre 2005/2006.Inclusive eu!!!=), tenho o meu até hoje.Só troquei pelo IPOD pela capacidade de armazenamento.

    Quando lançou o I-POD , para mim foi a solução ideal, cabe um montão O_O de CDs.Muitos argumentam que incita a pirataria, mas sempre converto os meus CDs para o formato MP3 e recarrego o aparelho.Não precisa de pilha e recarrega mais rápido que celular.E diversos modelos podem ver vídeos…Uma beleza.

    O meu Ipod nano rosinha é o meu filhinho(e é, ops, genérico! rsrsrsrs)

    Confesso: apesar de tudo, sinto uma saudade daquele barulho de agulha na vitrola….

    Saudações Chacur!

  2. fabian chacur

    July 9, 2009 at 9:33 pm

    Os discos de vinil são mágicos, e as fitas cassete iniciaram muita gente na música, e nos trabalhos de muita gente boa. Isso é fato. Muito obrigado pelo depoimento e pela visita, e tudo de bom!!!!!

  3. Claudio Romano

    July 15, 2009 at 8:07 am

    Carla, assim como voce, tive walkman, alias varios porem, na questao de CD player eu pulei essa epoca, ou seja nunca tive um, nunca tive a vontade pelo proprio motivo que voce citou, pulava demais.
    Abs

  4. Muito obrigado pela citação de post deste humilde blog. Valeu,mesmo! Grande abraço e volte sempre que quiser/puder!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑