Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Autobiografia de Sting a preço de banana

fora do tom stingPor Fabian Chacur

Em 1999, o cantor, compositor e músico britânico Joe Jackson, conhecido pelo hit Steppin’ Out (de 1982) e dono de uma obra admirável no pop rock (tem bastante coisa sobre ele aqui em Mondo Pop) lançou a autobiografia A Cure For Gravity, na qual concentrou seus esforços na fase inicial de sua carreira, com pouquíssimo espaço para o período em que se tornou famoso. Coincidência ou não, Sting resolveu fazer o mesmo em 2003, quando lançou Fora do Tom (Broken Music).E o fez de forma brilhante.

O livro, lançado no Brasil pela editora Cosac Naify, está disponível nas máquinas de venda de livros localizadas no metrô de São Paulo pela bagatela de cinco reais. Isso mesmo, cinco mangos, e em uma edição acima do que normalmente se vê em termos de pocket por aí. O livro se inicia curiosamente no Brasil, em 1987, quando o cantor, compositor e musico inglês relata sua experiência ao participar de uma cerimônia do estilo da do Santo Daime, com direito a tomar bebida alucinógena de origem natural e tudo.

Embora a espinha dorsal da narrativa seja a relação dele com seus pais, é possível descobrir muito sobre a formação de Sting como músico, os amigos mais importantes, os discos que o influenciaram e os passos que deu para atingir o estrelato. Não faltam momentos deliciosos, como quando Stewart Copeland, que criaria com ele o The Police, confessa que só apareceu pela primeira vez em um jornal especializado em música porque ele próprio enviou uma carta perguntando “quem é esse excelente novo baterista do grupo Curved Air e qual o equipamento que ele usa?”.

Que tal enviar uma fita cassete para um produtor importante e receber como resposta uma carta avisando que, na verdade, Sting só enviou a caixinha da mesma? Ou o relato de um show do Police em 1978, durante a primeira turnê da banda pelos EUA, presenciada por apenas seis espectadores que acabaram virando amigos do trio?

Fora do Tom informa, diverte e emociona, dando provas de que Sting não é só um dos nomes mais importantes da história do rock, como também sabe escrever livros com fluência, sinceridade e maestria. Se Fora do Tom já seria uma dica certeira, imaginem a cinco contos…… Compre já!

Veja o videoclipe da maravilhosa Fields Of Gold:

http://www.youtube.com/watch?v=UppX6vP3c4g&feature=fvst

2 Comments

  1. A letra é muito sublime desta canção.=)

    O livro, já vou começar hoje a noite a ler …(se bem que to falando isso pra você há uns 15 dias! rsrsrs)
    E pelo visto o livro tem muitos momentos engraçadinhos não?
    Police é atemporal.Sting também.Fato.
    Ainda bem que ele nos deixa conhecer um pouco de seu mundo.

    Saudações Chacur!

  2. Um livro ótimo. Você certamente irá gostar, ainda mais a esse preço! Obrigado pela visita qualificada, e tudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑