Por Fabian Chacur

Keith Elam, que os fãs de música conheciam pelo nome Guru, morreu nesta segunda-feira (19) aos 43 anos. Vítima de câncer, ele estava internado há alguns meses, e infelizmente não resistiu à doença. Uma perda e tanto.

Guru começou a ficar conhecido no meio do rap ao integrar o duo Gang Starr com o DJ Premier. Eles foram pioneiros na tentativa de misturar hip-hop e jazz, e conseguiram elogios e fãs ilustres.

Em 1993, no entanto, Guru resolveu montar um projeto próprio, o Jazzmatazz. O conceito era ainda mais radical: ele convidou grandes músicos de jazz e funk de verdade para gravarem com ele. O lema da parada: uma fusão experimental de hip-hop e jazz. E rolou de forma irresistível.

Jazzmatazz Volume 1 (1993) é um clássico dessa mistura, que pode perfeitamente entrar no abrangente rótulo de acid jazz, postando-o ao lado de grupos como Digable Planets, Brand New Heavies, US 3 e até mesmo do mais pop Jamiroquai.

Esse álbum mostra Guru ao lado de gente do alto calibre de Roy Ayers, Donald Byrd, N’Dea Davenport (cantora do Brand New Heavies em sua fase áurea), Courtney Pie e vários outros.

A faixa que mais tocou no Brasil foi a irresistível No Time To Play, com a ótima voz de DC Lee e a guitarra esperta de Ronny Jordan. O mote da música foi extraído de Satin Soul, de Barry White e gravado pela sua Love Unlimited Orchestra nos anos 70.

O disco é uma delícia de se ouvir, sendo ao mesmo tempo dançante e repleto de sutilezas instrumentais. A voz de Guru também é bem legal, e seus raps soam muito mais melódicos do que a média do gênero. O clima vai do funk setentista a la blacksploitation ao jazz swingado e ao soul.

O Jazzmatazz gravou mais três CDs. Também tenho o terceiro, Streetsoul (2000), do qual participam Isaac Hayes, Macy Gray, Erykah Badu, The Roots, Herbie Hancock e Kelis. Recomendo com entusiasmo, embora o primeiro continue sendo o melhor dos quatro.

Os outros dois CDs do Jazzmatazz: Volume 2- The New Reality (1995), com participação de Chaka Khan na faixa Watch What You Say, e The Hip-Hop Jazz Messenger: Back To The Future (2007), com David Sanborn e Caron Wheeler, entre outros.